Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Município oferece auriculoterapia para quem deseja parar de fumar

Município oferece auriculoterapia para quem deseja parar de fumar

Em 29 de agosto comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em Quissamã, a secretaria municipal de Saúde vem realizando diversas ações de luta ao tabagismo em todas as Unidades de Saúde da Família. No Centro, por exemplo, passou a ser oferecido, recentemente, aos pacientes, tratamento com a auriculoterapia. As ações, no local, acontecem às quartas-feiras, a partir das 8h30.
A enfermeira gerente da USF Centro, Alessandra Campos, explica como funciona o método e quais os benefícios. “A auriculoterapia é uma terapia natural, que consiste na estimulação de pontos nas orelhas. O corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico. Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão. Neste grupo de tabagismo, sempre buscamos trabalhar os pontos de ansiedade, fome, vício/manias, e também as queixas do paciente, mediante suas particularidades”, ressaltou.
Alessandra acrescenta que com a diminuição dos números de cigarros diários, e até mesmo a cessação do mesmo, o paciente começa a sentir mais o sabor dos alimentos e tem prazer em ingeri-los. “Para tanto, trabalhamos os pontos fome, ansiedade, por exemplo, como citado. Realizamos, semanalmente, este encontro com objetivo de avaliar o progresso do tratamento.
A escuta individualizada se faz necessária, visto que cada um possui as suas particularidades. A princípio, esta prática está sendo aplicada ao Grupo de Tabagismo, onde, por orientação do Ministério da Saúde, atuamos com o método cognitivo-comportamental durante quatro semanas consecutivas. Após este período, cada paciente é avaliado no âmbito individual”, completou.
As atividades são acompanhadas pelo Programa de Tabagismo e pela Estratégia de Saúde da Família, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com apoio de psicólogo e nutricionista. Os interessados em participar devem comparecer à unidade mais próxima ou ao Centro de Saúde para tratamento, que tem uma abordagem em grupo ou individual.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.