Município inicia campanha de incentivo ao aleitamento materno

Nesta quinta-feira (1º), teve início a Semana Mundial de Incentivo à Amamentação. Em Quissamã, a atividade, envolvendo grupo de gestantes, começou na Unidade de Saúde de Caxias e contou com a presença da prefeita Fátima Pacheco, da secretária municipal de Saúde, Simone Flores, da coordenadora da Estratégia da Saúde da Família, Milena Viana e profissionais que atuam no bairro. A programação aconteceu também na unidade de Machadinha.
Com uma abordagem sobre o tema “Empoderar as Famílias favorecem as mulheres que amamentam”, a nutricionista Laís do Espirito Santo destacou a importância do aleitamento materno, tanto para os bebês, quanto para as mães; e os objetivos da prática, entre outros assuntos.
“A Semana da Amamentação é uma campanha mundial e promovemos essa atividade, com as gestantes assistidas pela Unidade de Caxias, com o objetivo de reforçar a importância dessa prática. Durante o evento, houve distribuição de lanche, pela Área Técnica de Nutrição, com a proposta de estimular a alimentação saudável na gestação”, disse a enfermeira Vivian Albuquerque.
A secretária Simone Flores enfatiza que os cuidados com as gestantes do município acontecem desde o primeiro momento em que as mulheres descobrem a gravidez. “Estamos na Semana de Incentivo à Amentação e é importante lembrar que em todas as unidades temos um atendimento com grupo de gestantes. Para garantir um serviço de excelência, temos hoje uma rede totalmente preparada para essa mulher, desde o momento que ela sabe que será mãe. Oferecemos todo atendimento de pré-natal dentro das Unidades de Saúde da Família e o pré-natal de alto risco dentro do Centro de Especialidades para àquelas que tem essa necessidade. Além disso, temos uma maternidade completa, com todos os leitos e profissionais; todos os equipamentos para atender a mulher que vem até a gente, com tranquilidade; todo acolhimento, carinho e segurança”, pontuou.
Milena Viana, coordenadora da Estratégia Saúde da Família, lembra que no início deste ano a Unidade de Saúde da Família do Carmo recebeu a Certificação do Ministério da Saúde da ‘Rede Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil’. “Quissamã foi o único município das regiões Norte, Noroeste e Litorânea do Estado do Rio de Janeiro com trabalho reconhecido, e nosso objetivo, junto a Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), é obter a certificação para outras unidades”, completou.
Vale lembrar que a Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil foi lançada pelo Ministério da Saúde em 2012 e tem como objetivo “qualificar o trabalho dos profissionais da Atenção Básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde”.
Já a programação de Incentivo à Amamentação no município irá se estender até o dia 15 de agosto, com ações nas unidades de Santa Catarina (6), Centro (6), Morro Alto (6), Centro de Especialidades (6), Alto Grande (8), Barra do Furado (8), Carmo (13) e Matias (15). A agenda de ações inclui ainda visita das gestantes à Maternidade do Hospital Público Municipal, no dia 14 de agosto, às 14h.