Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Município implementa Escola de Pais na rede de ensino

Município implementa Escola de Pais na rede de ensino

A secretaria de Educação de Quissamã, através do Núcleo de Assistência ao Educando (NAE), implementou, este ano, Grupos Operativos e Escolas de Pais, que vêm sendo realizados com os alunos de toda a rede de ensino e suas famílias. A finalidade é estabelecer estratégias para a melhoria do ensino, com suporte pedagógico às escolas e ações voltadas para o aluno, facilitando na superação das dificuldades que interferem na sua aprendizagem.
Três grupos de Escolas de Pais já concluíram as atividades na sede do NAE e, atualmente, quatro grupos estão sendo desenvolvidos. Nesta semana serão implementados mais dois grupos no bairro da Penha, na sede da Escola Municipal Ignácio Hugo.
Os grupos operativos, que são uma estratégia de aprendizagem coletiva, desenvolvida com os alunos a partir dos 6 anos de idade, também estão em funcionamento com cinco grupos e há previsão de implementação de mais três grupos operativos, também na Penha.
Tanto as atividades das Escolas de Pais quanto os Grupos Operativos contam com a ação da psicóloga e assistente social, em 60 minutos, uma vez por semana, durante oito encontros. Ao final, os familiares são certificados pela participação, e as crianças e adolescentes avaliadas, após observação dos grupos. Caso haja necessidade, eles são encaminhados para outros serviços da rede.
Segundo a psicóloga Elizabete Mota, o trabalho tem sido produtivo para os pais e responsáveis, porque além das demandas apresentadas com relação às dificuldades pessoais, que muitas vezes interferem na relação e educação dos filhos, surgem, no próprio grupo, ideias e sugestões para reflexões e direcionamentos. “Tem sido importante para os responsáveis até mesmo verbalizarem suas angústias e dificuldades em lidar com seus próprios sentimentos”, disse.
A assistente social Ana Cristina Matos Pereira considera que os resultados têm sido gratificantes, conforme relatos apresentados pelos pais que aderiram a proposta. “Essa tem sido mais uma oportunidade de proporcionar à família um espaço de diálogo, além fortalecê-los quanto à importância do seu papel na vida dos filhos, oferecendo-lhes saberes que contribuirão para a ação educativa, que é tão importante para o desenvolvimento sadio das crianças e adolescentes. O tema que norteia a nossa ação é “Educar-se para educar”, pois é nisso que acreditamos”, comentou.
Serviços – O NAE disponibiliza também os serviços de Triagem Psicopedagógica, Triagem Fonoaudiológica, Assistência Social e Psicologia. Além de desenvolver ações diretas na escola, com a presença de psicopedagogos que fazem visitações semanais, com a finalidade de observar amplamente os aspectos que compreendem a aprendizagem dos alunos, que necessitam de um suporte mais específico.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.