Município estreita parceria com a Fiperj

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco recebeu em seu gabinete na tarde desta quarta-feira (5), a visita do diretor de Pesquisa e Produção da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Glauco Barradas e da coordenadora de extensão, Maria de Fátima Valentim, para estreitar parcerias com o órgão vinculado ao governo do Estado.
Na reunião foi discutido ainda o Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira no Norte Fluminense, com destaque para a produção em diversos pontos de desembarque em seis municípios, entre eles, Quissamã. Também foi anunciado o levantamento socioeconômico que será feito pelo Município, das comunidades ligadas ao setor.
O projeto é para atender às obrigações compensatórias no âmbito do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre a empresa Chevron e o Ministério Público, com auxílio da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), decorrente dos incidentes de vazamento de petróleo ocorridos em 2011, durante atividades de perfuração de um poço, no campo de Frade na Bacia de Campos.
A prefeita Fátima destacou que a classe pesqueira não é contemplada com políticas públicas há muitos anos.
— Vamos implementar ações efetivas para o segmento, que viveu abandonado durante diversas décadas. O Município vai avançar com investimentos na área pesqueira, uma das mais importantes forças da economia quissamaense — disse.
Participaram ainda do encontro, o subsecretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Paulo Pessanha e o engenheiro agrônomo Ney Aleixo, além da presidente da Colônia de Pescadores, Rose Ribeiro Ferreira e do vereador José Borba.