Município confirma o primeiro caso de coronavírus

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Saúde, informa que foi confirmado, na tarde desta sexta-feira (10), o primeiro caso de coronavírus (Covid-19) no município. A detecção foi feita por meio de teste rápido (imunocromatográfico), em uma paciente, de 36 anos. Todas as medidas indicadas para a situação já estão sendo adotadas pelo Setor de Epidemiologia local. No momento, o município tem dois casos suspeitos, sendo um paciente internado no hospital, e três descartados.
O médico infectologista Marcus Vinicius Miranda, da rede municipal de saúde, falou do atual momento. “Hoje, passamos para o estágio 2 na luta contra o coronavírus. Essa situação nos passa a confirmação de que o vírus está em nossa cidade. A paciente positivada não apresentou nenhuma manifestação da doença, está assintomática. Foram realizados exames nos familiares e os resultados deram negativos para a infecção pelo coronavírus. Temos, em nosso hospital, desde quinta-feira (9), uma paciente, de idade avançada, cardíaca, que está respirando por meio de equipamentos. Ela está recebendo todos os cuidados, as medicações, e aguardamos o resultado dos exames realizados. A colaboração de todos é de suma importância”, ressaltou.
“Sempre estamos nos comunicando com a população, e desde o início da pandemia do coronavírus, colocamos em prática o nosso Plano de Contingência contra o Covid-19. Aqui, em Quissamã, não tínhamos nenhum caso, e hoje à tarde, foi confirmado o primeiro. Tomamos inúmeras medidas e fomos pioneiros na região com as ações, como a implantação das barreiras sanitárias, o Centro de Tratamento Respiratório (CTR), o Hospital de Campanha, a vacinação do H1N1 em casa para os idosos, que fazem parte do grupo de risco. O Disque Saúde 192, que está prestando atendimento em casa, já atendeu mais de 200 solicitações. É preciso que as pessoas fiquem em casa, se protejam e protejam a sua família. Não temos leito de UTI para todos, ninguém tem. O que estamos vivenciando é muito grave, é muito sério, e todos devem fazer a sua parte. Esse caso confirmado hoje nos tira do Decreto do Governo do Estado e novas medidas serão tomadas em nossa cidade. Capacitamos funcionários públicos para auxiliar o comércio local, e queremos agradecer os comerciantes pela recepção aos nossos colaboradores. Vamos intensificar as ações de prevenção em nosso município. Pedimos a todos que mantenham o isolamento social”, frisou a prefeita Fátima Pacheco.