Município avança na implantação do Centro de Imagens

A Prefeitura de Quissamã publicou, nesta quarta-feira (15), na edição nº 987/03 do Diário Oficial, dois registros de preços ligados à área de saúde. O primeiro é para aquisição de mamógrafo digital, no valor estimado de R$ 878.500,00; e outro para tomógrafo e bomba injetora, no valor estimado de R$ 1.594.333,34. Os equipamentos serão utilizados no Centro de Imagens, que será implantado no município. Está prevista ainda a compra de um aparelho ultrassom doppler colorido, com a mesma finalidade.
De acordo com informações apresentadas pela secretaria municipal de Saúde, as licitações referentes à aquisição do tomógrafo e bomba injetora, através do processo administrativo de número 8924/2019, foi aberta em 6 de novembro, porém deu deserta.
Já a assinatura do termo e cooperação técnica com o Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), ocorreu em 18 de dezembro de 2019, onde foi entregue ao secretário Edmar Santos, a lista dos equipamentos para o Centro de Imagens, como tomógrafo computadorizado, mamógrafo, ultrassom diagnóstico com aplicação transesofágica, ultrassom diagnóstico sem aplicação transesofágica, monitor ambulatorial de pressão arterial (MAPA), aparelho de anestesia com monitor e sistema holter – analisador e gravador, no valor de R$ 2.730.496,80. A cerimônia, realizada no Palácio Guanabara, contou com a presença da prefeita Fátima Pacheco e da secretária municipal de Saúde, Simone Flores.
Os oficios foram enviados em 6 de dezembro e nesta data também foi encaminhada ao secretário de Estado de Saúde, a solicitação de repasse de recursos para fins específicos de construção de um Centro de Imagens no município, no valor de R$ 1.305.655,19. O espaço será construído em terreno na Avenida Amílcar Pereira da Silva, no bairro Piteiras, que perfaz uma área total de 11.200m² e atenderá as populações de Quissamã, a referenciada em pactuação com a SES, e de Carapebus e Conceição de Macabu, além de áreas limítrofes do município de Campos dos Goytacazes.
“Com diálogo e parceria, temos conquistado avanços importantes para Quissamã. Nos primeiros três anos de governo recebemos cerca de R$ 30 milhões de emendas parlamentares e recursos do governo federal. Isso foi muito importante no período de queda na arrecadação dos royalties e só foi possível porque limpamos o nome no município no CAUC e aplicamos corretamente o dinheiro público. O governador Wilson Witzel também tem dialogado com todos os municípios, ouvindo prefeitos e prefeitas. Essa postura só traz benefícios”, destacou a prefeita Fátima Pacheco.