Município adere à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

A Prefeitura de Quissamã recebeu o Certificado da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa pela adesão do Município à iniciativa, que visa a promoção do envelhecimento saudável, ativo, sustentável e cidadão de sua população idosa. Em documento enviado à prefeita Fátima Pacheco, a Secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério do Desenvolvimento Social, Ely Harasawa, parabeniza pela adesão, ocorrida em julho deste bano, e destaca que haverá o reconhecimento dos esforços realizados pelo Município para a realização de ações que visem a garantia dos direitos da pessoa idosa, bem como a melhoria de sua qualidade de vida.
A prefeita recebeu um Certificado e nele serão fixados, gradativamente, selos referentes ao cumprimento de cada uma das cinco fases da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. O primeiro selo é concedido a partir do momento em que a adesão é realizada e, por esse motivo, o Certificado já contém o Selo Adesão (estrela com a letra A). Com a comprovação da instituição do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, da realização de um Diagnóstico Municipal e do Plano Municipal de Estratégia, será entregue o Selo Plano (selo com a letra P).
A partir de então, mais três selos completarão o Certificado. O Selo Bronze (estrela bronze) é alcançado quando o Plano Municipal da Estratégia for convertido em lei. Os Selos Prata (estrela prata) e Ouro (estrela ouro) se referem à realização de 20 ações – 10 para cada selo – que promovam o envelhecimento saudável, ativo, sustentável e cidadão da população idosa municipal.
Em Quissamã, o Programa de Atendimento ao Idoso foi criado em 2000, através da Lei Municipal nº 0584, quando a prefeita Fátima Pacheco ocupava o cargo de secretária de Ação Social e a atual responsável pela pasta, Tânia Regina Magalhães, assumia a coordenação do serviço, implantado com o objetivo de atender pessoas com mais de 60 anos, visando o desenvolvimento de ações para a melhoria da qualidade de vida do idoso de baixa renda, residente no município.
Hoje integrando o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o programa tem em seu cadastro 1.015 idosos, que recebem a transferência de renda, no valor de R$ 150 mensais. Esta semana, a Prefeitura, além do benefício pagou abono de igual valor, dobrando o rendimento dos contemplados. A Assistência oferece ainda uma série de atividades, como hidroginástica e alongamento, com acompanhamento de profissionais qualificados.
“Ficamos felizes em participar da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. Temos diversas ações voltadas à melhor idade e vamos continuar investindo em políticas públicas que garantam avanços para os nossos queridos idosos”, frisou Fátima, ao lado do vice-prefeito Marcelo Batista; e da secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães.