Mulher no trânsito é tema de roda de conversa

Mulher dirige mal? Os dados mostram outra coisa! Foi esse o tema da 1ª Roda de Conversa Feminina Demutran nesta segunda-feira, 17. O evento realizado pela Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito (Demutran), no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, com a presença de profissionais de saúde, psicologia e trânsito de Quissamã.

De acordo com a técnica de enfermagem, Maria Aparecida, o objetivo da roda de conversa foi promover uma reflexão profunda sobre a direção e condição feminina, expandindo as discussões iniciadas no mês da mulher.

A roda de conversa ainda tratou de traumas emocionais relacionados ao trânsito, machismo, prevenção de acidentes, empoderamento feminino, entre outras temáticas. E contou com a participação da Ângela Mamede, instrutora e gestora de trânsito da Demutran; Luiz Felipe, inspetor da Ronda Escola da Guarda Civil Municipal; Ilma Santos, instrutora de trânsito; e André Henrique, psicólogo perito do trânsito.

“É importante trazer a discussão sobre a presença das mulheres no trânsito, porque o que as estatísticas mostram é que os homens são os que mais se envolvem em acidentes e as mulheres são as que mais dirigem com calma e cautela. Isso demostra que ainda existe muito preconceito em relação aos espaços ocupados pelas mulheres”, revelou Ângela Mamede.