Morrinhos recebe ação de testagem rápida para hepatites

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (12), na comunidade de Morrinhos, testagem rápida de hepatites, com o intuito de alertar para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das hepatites virais.
As hepatites são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais distintas. Possuem distribuição universal com diferenças regionais na ocorrência e magnitude variando de acordo com o agente etiológico.
Muitas pessoas não sabem que têm estes vírus. Identificar os portadores da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que os médicos solicitem a seus pacientes exames periódicos para hepatites B e C, para o diagnóstico precoce.
“Foi oferecido à população teste rápido para as hepatites B e C, aconselhamento atividades de prevenção e esclarecimentos para os usuários. O teste rápido também é realizado gratuitamente nas Unidades de Saúde”, afirmou Jheyniffa Drumont, gerente da unidade de Morro Alto e Conde.
Participaram da ação a enfermeira Arielle Costa Freitas, a técnica de enfermagem Gracielle Pereira Moreira Chagas e a Agente Comunitária de Saúde – ACS, Rosilene Nunes Gomes. Goram realizados 16 testes de hepatite B e mais 16 de hepatite C.