Moradores de Conde de Araruama recebem USF renovada e com atendimento odontológico

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco e o secretário municipal de Saúde, Ricardo Tigre participaram, com os moradores de Conde de Araruama, da entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) que passou por reforma e agora vai oferecer atendimento médico e odontológico às 50 famílias residentes na localidade.
O setor odontológico, fechado desde 2014, teve renovação de aparelhos e volta a funcionar com capacidade para atender a todos os 186 cadastrados na localidade. E a USF propriamente dita, que ficou fechada de 16 de outubro até a data atual, recebeu reformas na estrutura, como piso novo e pintura, reparos nas redes elétrica, hidráulica e de esgoto. Mas nem mesmo nesse período os moradores, deixaram de ser atendidos, já que a agente comunitária de saúde, que vive na localidade, continuou com o atendimento.
O espaço reinaugurado conta com sala de triagem, onde é feita pesagem e também vacina; sala de curativos; consultório médico; consultório com banheiro para atendimento com a enfermeira; consultório odontológico; recepção; copa; banheiro externo para usuários. Apesar de vinculada a USF de Morro Alto, a de Conde conta com equipe multiprofissional, formada por médico da família, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS).
Segundo a enfermeira e coordenadora das USF’s de Conde de Araruama e Morro Alto, Conceição de Maria Batista Araújo, a recuperação e renovação do espaço garante um local com maior qualidade para receber os usuários e também uma melhor qualidade de trabalho para os profissionais que lá atuam.
“Agradeço a presença dos moradores, que são a razão de todos estarmos aqui. Essa breve interrupção no atendimento proporcionou a possibilidade de oferecermos um atendimento muito melhor. E, após o abandono da saúde bucal nos últimos três anos, hoje temos um consultório com material que vai permitir tratar a todos de maneira digna e humana. E dizer que a determinação e sensibilidade da prefeita e, antes da prefeita, da assistente social, da mãe e amiga Fátima Pacheco, proporcionou que estejamos aqui num momento de pura alegria, entregando essa obra, com a qualidade que temos aqui”, esclareceu o secretário de Saúde, Luiz Ricardo Tigre Maia.
Para o vice-prefeito e secretário de Obras, Marcelo Batista, é um orgulho, nesse momento em que se vê a crise nacional na saúde, poder entregar essa unidade totalmente recuperada e voltando a oferecer o atendimento odontológico.
A prefeita Fátima Pacheco falou de sua relação com a localidade, onde deu início a sua vida profissional em Quissamã e de como é acolhedor ser recebida pelos moradores. “Temos conquistas a comemorar, mas que não é trabalho de uma só pessoa, mas de uma equipe integrada e com apoio da Câmara. Aqui já trouxemos a iluminação pública, retomamos a Escolinha de Futebol, estamos vendo a reforma da USF e o retorno do dentista, que é tão necessário quanto tratar do coração ou da diabetes. E ainda temos as casas que estão prontas, mas que ainda precisam ser liberadas pelo IPHAN. E logo traremos atividades culturais que serão desenvolvidas aqui”, afirmou.
Além dos moradores, participaram ainda do evento o presidente da Câmara, Luciano Pessanha e os vereadores Luiz de Acil, Calico, Léo da Sis e o vereador de Macaé, Luiz Fernando Borba. Também estiveram presentes os secretários de Governo, Marcio Pessanha; de Fazenda, Simone Moreira; Desenvolvimento Econômico, Arnaldo Mattoso, de Administração, Udette Ferriol; de Educação, Robisson Serra; os subsecretários de Assistência Social, Rosane Barros; de Educação, Ailson Belarmindo; os coordenadores de Esporte e Juventude, Cássio Reis; de Comunicação Social, Paulo David Nogueira da Silva; de Cultura e Lazer, Oscar; de Defesa Civil, Marcos Alves; de Estratégia de Saúde de Família, Suzana Pinheiro; de Saúde Bucal, Marcelo Nogueira; e o médico da USF, Sérgio Rodrigues.