Microcrédito municipal segue impulsionando empreendedores quissamaenses

O programa de microcrédito da Prefeitura de Quissamã, Acreditar Empreendedor, segue contribuindo com a garra do quissamaense de empreender. O mais recente a aderir ao programa é Ramon Leandro Fernandes. O jovem de 24 anos é proprietário da RL Iphone (Assistência Especializada Apple) que conta com aporte financeiro do programa municipal no valor de R$ 5 mil.
Formado em Técnico de Informática pelo IFF e com a faculdade de Ciências da Computação em andamento, Ramon iniciou a trajetória de empreendedor durante a pandemia. A RL Iphone foi inaugurada há cerca de um mês e está localizada na Avenida Barão de Vila Franca, Centro.
“Durante a pandemia, trabalhei com meu pai e fiz cursos online para aprender a consertar Iphones. Depois fiz cursos presenciais e comecei a consertar celulares dos meus amigos, aperfeiçoando técnicas. Primeiro, atendi clientes de forma domiciliar e num determinado momento cheguei a conclusão que estava pronto para uma loja física e tinha um capital para começar esse sonho”, explicou Ramon.
Desde 2021, o programa contemplou 41 empreendedores, sendo quatro neste ano. Num investimento de R$ 200 mil. Para o investimento em estoque, reforma da loja e criação do layout foi preciso mais capital do que o jovem empreendedor já possuía. Foi aí que, por meio de amigos, ficou sabendo do Microcrédito Empreendedor.
“Com o Microcrédito que vi que realmente daria pra abrir meu negócio. Juros baixos, carência e parcelas que cabem no bolso. O incentivo que eu precisava. Muitos tentaram me desanimar, me falavam que Quissamã é cidade pequena, que não ia dar certo, mas pelo contrário se mostra um mercado com potencial. Hoje, tenho meu próprio negócio com novo conceito de assistência e oferecendo produtos de qualidade, certificados pela Apple e Anatel e com nota fiscal”, frisou Ramon Leandro.
Lançado em dezembro de 2017, o Programa é o microcrédito municipal produtivo orientado, financiamento viabilizado pela Prefeitura de Quissamã, por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (FMDE). O programa visa estabelecer uma política pública voltada para fomentar a criação de novos postos de trabalho e geração de renda por meio da concessão de crédito a microempreendedores formais e informais, e promover a expansão dos microempreendimentos locais, de modo a desenvolver e fortalecer a economia.
A coordenadora do programa, Bernadeth Azeredo, explica, que os microempreendedores interessados podem procurar a Casa do Empreendedor e contar com o auxílio dos agentes de crédito na Coordenação. O contato também pode ser feito pelo telefone (22) 27682733, para outras informações.
Para solicitar um empréstimo no Programa Municipal de Microcrédito Produtivo Orientado, o interessado deve estar em dia com as obrigações fiscais (pessoa jurídica); não ter restrições cadastrais no SERASA/SPC; apresentar fiador com renda comprovada; ter empreendimento de, no mínimo seis meses em funcionamento na cidade; e morar em Quissamã há, no mínimo, dois anos e ter referências pessoais e bancária.