Microcrédito amplia negócio e gera renda em Santa Catarina

Considerado um importante instrumento para a geração de emprego e renda, o Programa Municipal de Microcrédito Produtivo Orientado continua contribuindo para o fortalecimento da economia local e tornando realidade o sonho de microempreendedores de ampliarem seus negócios. É o caso de Zuleide Ferreira da Silva, proprietária da LIIZ Lanchonete, localizada no bairro Santa Catarina. Com o recurso em mãos, ela completou o capital que vinha guardando para fazer a reforma de seu espaço e melhor atender seus clientes.
O Programa de Microcrédito foi instituído pela Lei nº 1712, de 21 de setembro de 2017. É uma ação da Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, via Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (FMDE), vinculado a uma coordenação específica de Microcrédito, que tem uma linha especial de financiamento, de até R$ 5 mil por interessado, com taxa de juros reduzida.
Zuleide Ferreira conta que iniciou a vida de empreendedora há três anos quando começou seu negócio com apenas um pacote de balas e pouco a pouco começou a expandir as vendas. A lanchonete, que antes funcionava em um cubículo, ganhou mais espaço, cores e diversificação nos produtos oferecidos.
“Hoje consigo oferecer a meus clientes diversos tipos de doces além de trabalhar com salgados, como coxinha, bolinho de aipim, pastel de forno, risole; além de pizza, sorvetes, açaí e lanches, em geral. O microcrédito é uma porta que se abre, oferecendo um leque de oportunidades. Meu ambiente agora conta com espaço próprio para o meu público infantil e também para toda a família. Só o dinheiro que eu tinha não daria para tornar o meu sonho em realidade. Sou grata a todos os profissionais que atuam no programa e por toda a atenção dispensada. O microcrédito é uma iniciativa que indico para todos que desejam ampliar ou melhorar seu negócio”, frisou.
Além de ter ampliado seu negócio, Zuleide está contribuindo com a geração de emprego e renda no bairro onde reside. “Em virtude do aumento da demanda, não consigo produzir todos os produtos sozinha, então priorizo a mão de obra daqui, onde faço encomendas de salgados, entre outros serviços, e também dou oportunidade para alguns jovens, que trabalham comigo nos finais de semana como freelancer. Acredito que esse tipo de atitude também faz o lugar. A LIIZ Lanchonete nasceu em momento de desemprego e crise e atualmente contribui não só para o meu sustento, mas também para o sustento de outras famílias. Devemos ter sempre perseverança e acreditar”, completou.
O agente de crédito Pedro Sérgio Ribeiro Lopes recorda com carinho do ambiente acolhedor, porém pequeno, onde Zuleide trabalhava. “É uma satisfação saber que o Programa de Microcrédito contribuiu para o sonho dessa comerciante. Ela é uma pessoa que tem um potencial de desenvolvimento muito grande”, disse.
Para solicitar o Microcrédito, o interessado deve estar em dia com as obrigações fiscais (pessoa jurídica); não ter restrições cadastrais no SERASA/SPC; apresentar fiador com renda comprovada; ter empreendimento de, no mínimo seis em funcionamento na cidade; e morar em Quissamã há, no mínimo, dois anos e ter referências pessoais e uma bancária.
Para obter mais informações, os interessados devem procurar a Coordenação de Microcrédito, que funciona na Casa do Empreendedor, de segunda a quinta feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 12h.