Mês da Mulher terá live, rodas de conversa e passeio ciclístico em Quissamã

Em março, mês dedicado às mulheres, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), preparou uma vasta programação que inclui exposição, live, orientação jurídica, rodas de conversa, cursos, cuidados com a saúde e também o Passeio Ciclístico – Em defesa dos direitos das mulheres.
“O Brasil é o quinto país no mundo que mais mata mulheres pelo feminicídio. É um tema extremamente sério e amplo. Podemos falar das conquistas nas últimas décadas e os desafios, em especial durante a pandemia, com perda de postos de trabalho e aumento da violência doméstica. Sabemos que a mulher votou depois dos homens, ainda ganha menos que os homens, ocupa espaço mínimo na política. Há uma balança desigual e não estamos falando de uma democracia plena, ainda há muito o que avançar. Só há democracia quando homens e mulheres ocupam os mesmos espaços”, frisa a prefeita Fátima Pacheco.
Programação especial no mês de março
A programação começa no dia 8 de março no hall da Prefeitura. De 9h às 11h, haverá plantão de orientação jurídica, exposição de artesanato e doces das assistidas da SEMAS e prestação de Serviços de Saúde e Prevenção da Saúde da Mulher com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. E no dia 9, às 18h, a live “Apresentação do Mapa da Violência contra a Mulher e ações de enfrentamento em Quissamã”, com a participação da prefeita Fátima Pacheco; da deputada federal Soraya Santos; da secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães; da secretária de Educação, Helena Lima; da subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira; e da coordenadora do Ceam, Nágila Oliveira. A live será transmitida pelo Facebook da Prefeitura.
“Recentemente, fizemos um levantamento, por bairros, e verificamos 426 casos registrados e acompanhados. É um número significativo e nos últimos anos, com a pandemia, os casos aumentaram. Esse mapeamento é por bairro porque a gente precisa entender as áreas que mais ocorrem casos de violência doméstica e direcionar com mais precisão os nossos serviços para esse enfrentamento”, ressalta a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães.
A programação prossegue no dia 15 de março com o curso Beleza que transforma: profissionais da beleza na luta contra a violência doméstica voltado para os profissionais da área no Ceam.
No dia 22, a Casa Social da Penha vai ofertar atendimentos de 8h às 9h40 com orientação jurídica do Ceam, prestação de serviços de saúde, alongamento e ginástica, e roda de conversa com o tema “Violência contra a mulher é problema meu, seu e de todos (as)”. Dia 25, programa de rádio com gestoras municipais compartilhando suas experiências na live “Lugar de Mulher é onde ela quiser”.
A programação do Mês da Mulher em Quissamã terá ainda passeio ciclístico, no dia 26, em parceria com a Associação de Ciclistas de Quissamã, Secretaria Municipal de Esporte, Guarda Municipal e Polícia Militar. A saída será às 7h30 do Ceam e a chegada no Fórum. O
E tem mais atividade no Mês da Mulher. A roda de conversa “Como reconhecer e sair de um relacionamento abusivo?” será realizada no dia 29, no Cras de Santa Catarina, 14h, e dia 31, 9h, no Cras de Barra do Furado, onde também acontecerá, no mesmo dia, alongamento, orientação jurídica e prestação de serviços de saúde da mulher.
“Além de parabenizar o tempo inteiro a população feminina em geral, neste Dia Internacional da Mulher reforçamos a rede de proteção que o município oferece às mulheres que sofrem perdas e rompimento de vínculos. Uma rede para cuidar, direcionar, de forma técnica, os casos de um segmento tão importante”, concluiu a secretária Tânia.