Mês da Mulher com atividades no Centro da cidade

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Assistência Social, prosseguiu, nesta terça-feira (10), com as atividades em comemoração pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo (8). A programação, elaborada pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), contou com o evento “Mulheres Seguras”, na Praça Brigadeiro José Caetano, no Centro, com apresentação dos Guardiões da Polícia Militar; orientações sobre Saúde da Mulher e apresentação de defesa pessoal, envolvendo assistidos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Pessoa Idosa e estudantes do Colégio Estadual Visconde de Quissamã.
“Com a equipe do Centro Especializado e vários parceiros realizaremos diversas ações comemorativas ao Mês da Mulher. É importante destacar que aqui, em Quissamã, temos o Ceam, que é um espaço de grande importância para nossos munícipes, pois trata da questão do empoderamento da mulher, do cuidado e, principalmente, da acolhida às mulheres em situação de vulnerabilidade e de violência. Neste mês, estamos com uma programação que envolve, assim como hoje, parceiros como Esporte e Saúde para tratar de questões de informação, orientação e também da segurança e defesa pessoal da mulher”, disse secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, ao lado da subsecretária Rosane Barros e da coordenadora de Esporte e Juventude, Ísis Chagas.
A coordenadora do Ceam, Isabel Brantes, também reforçou a relevância das atividades. “O Ceam é uma importante ferramenta de acolhimento para as mulheres do nosso município. É um espaço que atende vítimas de violência, oferecendo serviços como atendimento psicossocial, acompanhamento jurídico, aconselhamento em momentos de crise e capacitação profissional. No decorrer das ações programadas ao Mês da Mulher, vamos reforçar a papel do Centro”, disse.
A apresentação de defesa pessoal foi feita pela professora Anderssa Lourenço e pelo mestre de Taekwondo Joelson Galson, responsável pela escolinha da modalidade, oferecida, gratuitamente pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial de Esporte e Juventude.
Nesta quarta-feira (11), as atividades serão realizadas em Barra do Furado, a partir das 9h, com “Entrega do Braçal de Patrulheira da Maria da Penha”, da Guarda Municipal; e entrega dos certificados do “Curso de Capacitação Prática e Teórica”, realizada na Patrulha Maria da Penha de Macaé; orientações sobre Saúde da Mulher, além de apresentação de defesa pessoal.
Na quinta (12), a programação será no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) III, de Santa Catarina, também às 9h; com o evento “Mulheres Seguras”, com apresentação dos Guardiões da Polícia Militar, orientações sobre Saúde da Mulher e apresentação de defesa pessoal.
No município, casos de violência à mulher podem ser denunciados pelos números 180 (Central de atendimento à Mulher), 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil), 2768-1776 (Ceam) e 153 (Guarda Municipal).