Merendeiras da rede municipal de ensino são homenageadas no auditório da Prefeitura

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Educação, prestou uma homenagem para as merendeiras concursadas da rede pública municipal, devido ao desempenho de destaque nas creches e escolas. O momento aconteceu no Auditório da Prefeitura, nesta sexta-feira (16), e contou com a presença da prefeita Fátima Pacheco, da secretária de Educação, Helena Lima, e do subsecretário Robisson Serra, além das equipes do Departamento de Nutrição e Coordenadoria de Gestão Pedagógica (COGEP).
Durante a abertura, a prefeita Fátima Pacheco enalteceu o trabalho das profissionais que atuam na área, parabenizando pela dedicação. Também destacou a contribuição do Departamento de Nutrição e a atuação das creches e escolas pelas iniciativas que adotam para que os alunos tenham uma merenda de qualidade.
“A alimentação é uma das partes mais importantes da educação. E hoje é o tema que está em debate no país, com um número assustador de pessoas passando fome. E em Quissamã, mesmo com os dois anos mais difíceis que todos passaram, as crianças não ficaram sem alimento e ensino. Distribuímos módulos de aprendizagem nas casas e as merendeiras reforçaram o grande trabalho que sempre fizeram junto à escola e nutricionistas. No meio de uma pandemia, ter preparado as mais de 11 mil quentinhas. Levamos conteúdo e comida, com os kits da agricultura familiar e quentinhas. Transformamos vidas e as merendeiras fizeram parte disso. Não tenho dúvida que vamos deixar um legado no município”, destacou a prefeita Fátima Pacheco.
As ações de gestão da merenda escolar em Quissamã estão adequadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), garantindo uma educação alimentar e nutricional dos estudantes e adquirindo produtos da Agricultura Familiar.
As merendeiras são responsáveis diretas pela preparação de mais de 4,5 mil refeições diárias, atendendo desde a creche até o EJA. O cardápio de cada unidade, valor nutricional e consistência dos alimentos, são pensados por nutricionistas e colocados na prática pelas merendeiras, seguindo as faixas etárias e têm contribuição direta no desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Além de atender às necessidades diárias de nutrientes, os cardápios também levam em conta a restrição alimentar de cada aluno. No município, são 65 concursadas. Mais 75 foram contratadas e já iniciaram o trabalho nas escolas nesta semana.
“Ao longo de dois anos, distribuir quentinha para os jovens nas casas foi um trabalho extremamente importante. Saímos de uma merenda que era distribuída na escola para distribuir milhares de quentinhas nas casas dos alunos. Hoje é o momento de agradecer ainda mais esse trabalho que fizeram e continuam fazendo dentro da escola. Temos concursadas com 33 anos de Prefeitura. Desde a creche até a EJA, elas fazem muito mais do que comida. Uma criança bem alimentada num espaço adequado, tem muito mais condições de aprender. É uma dedicação que impacta diretamente na vida dos alunos”, ressaltou a Secretária de Educação, Helena Lima.
As crianças são orientadas para a importância de uma alimentação saudável, as merendeiras sobre a qualidade nutritiva e higiene dos alimentos e contam com a orientação de nutricionista. Esses aspectos contribuem para que os alunos tenham melhores condições para aprender, além de uma educação de qualidade de ótima infraestrutura.

“Temos uma gestão com perfil de sempre estar próximo do ambiente escolar. Hoje reforçamos o agradecimento por tudo que essas profissionais têm feito. Sabemos que muitos destes alunos fazem a principal refeição dentro da escola e as merendeiras fazem parte disso”, disse o subsecretário de Educação, Robisson Serra.