Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Merenda escolar de Quissamã oferece nutrição e qualidade para o desenvolvimento dos alunos

A merenda escolar oferecida nas 16 escolas, creches e centros municipais de educação integral da rede municipal de Quissamã é um exemplo de compromisso com a saúde e o desenvolvimento dos estudantes. Com um cardápio balanceado, elaborado por nutricionistas, a alimentação é rica em frutas, verduras e proteínas, garantindo uma nutrição adequada para os cerca de 4,5 mil bebês, crianças e adolescentes matriculados na rede.

A secretária de Educação, Helena Lima, destaca a importância da merenda de qualidade, que é padronizada em toda a rede por segmento e conta com cardápio para alunos com restrição alimentar.

“Nós ganhamos uma premiação importante para a educação de Quissamã: o selo ouro de compromisso com a alfabetização. Mas, para que isso aconteça, precisamos investir, além da aprendizagem, também na infraestrutura e, sobretudo, na alimentação. Em Quissamã, investimos em merenda de qualidade desde a creche até os anos finais, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a educação inclusiva”, frisou Helena Lima.

O cardápio é variado e inclui frutas como kiwi e morango, especialmente na educação infantil, onde a experiência de novos sabores é fundamental para o desenvolvimento do paladar. A diretora da Creche Municipal Raquel Francisca Carneiro da Silva, Lucilene Barcelos, ressalta que a alimentação é balanceada por nutricionistas.

“É muito saudável, com frutas como kiwi, morango, pera, uva, maçã e banana, além de verduras todos os dias e carne, com feijão e arroz, que são muito importantes para o crescimento saudável das crianças”, disse a diretora.

Além disso, a merenda escolar de Quissamã segue as diretrizes do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e conta com um programa de aquisição de alimentos diretamente do agricultor familiar. A chefe da merenda da creche do Centro, Reni Souza, afirma: “Tudo do bom e do melhor para as crianças, então só utilizamos produtos de primeira qualidade.”

Ainda segundo a secretária de Educação, no próximo mês serão incluídos novos itens no cardápio da educação infantil, como ameixa e damasco.

“A merenda escolar é mais que uma refeição; é parte essencial do processo educativo, contribuindo para que as crianças aprendam cada vez mais e melhor”, concluiu Helena Lima.

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.