Meio Ambiente na pauta de secretaria e Conselho

Atenta às mudanças climáticas observadas na região, a equipe da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã se reuniu, na tarde desta terça-feira (5), com os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente para abordar o assunto, além de discutir e planejar ações ligadas ao setor.
O secretário da pasta, José Borba, coordenou o encontro, que teve ainda como pauta a apresentação dos resultados do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Verde; dados do Fundo Municipal de Conservação Ambiental; convênio com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para Licenciamento Ambiental local; implantação de Unidades de Conservação e estudo de criação de novas em áreas já protegidas; destinação deresíduos, com a implantação do Programa de Coleta Seletiva.
“Escolhemos esta data para a reunião por ser o Dia Mundial do Meio Ambiente e optamos
por fazer um encontro para debate de ideias e das ações a favor da preservação ambiental, do nosso ecossistema. Não queremos apenas um, mas 365 dias de atenção ao meio ambiente e para isso precisamos fazer o dever de ontem e o de hoje, para garantir o amanhã”, frisou Borba.
Ele falou da implantação da coleta seletiva do lixo, já que o município recebeu um caminhão específico para essa tarefa e, para tanto, um local de triagem está sendo preparado e será adaptado para o trabalho. José Borba destacou ainda a adequação das Áreas de Proteção Ambiental (APA’s) aos novos moldes do licenciamento ambiental, com a proposta sendo analisada pelo setor jurídico da Prefeitura, antes de ser enviada à Câmara Municipal.
Os processos judiciais sobre revisão de áreas degradadas, como a dos terraços marinhos, também entraram na pauta, assim como o projeto para a instalação da comporta da Lagoa da Ribeira para que se possa manter o nível da água e com isso preservar o habitat das aves migratórias que passam pelo município.
O secretário detalhou os projetos implantados, como o de recolhimento de pneus, que já deu destino a 2.600 unidades. Também falou da revitalização da coleta de óleo de cozinha, exemplificando que nova ação nesse sentido foi realizada nesta terça-feira (5) na Unidade de Saúde da Família de Barra do Furado; e da intenção de reaproveitar garrafas de cerveja, que hoje são descartáveis, no artesanato.