Meio Ambiente divulga questionário de Percepção Ambiental

Em Quissamã, as pautas envolvendo ações ambientais também estão entre as atividades realizadas, seguindo todos os protocolos de segurança em virtude da pandemia da Covid-19. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, disponibilizou esta semana um questionário de Percepção Ambiental Quissamã/RJ que tem como principal objetivo subsidiar as discussões do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e do Programa Municipal de Educação Ambiental. As perguntas estão disponíveis AQUI e poderão ser respondidas até a próxima semana.
A disponibilização desse questionário foi uma das decisões tomadas na última terça-feira (13), na 5ª Reunião Ordinária para apresentação das metodologias e cronogramas do “Programa Municipal de Educação Ambiental – ProMEA” e do “Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – PMMA promovida pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMADES).
Essas iniciativas estão em processo de elaboração por integrantes da equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca. “Na pauta, também foi criada a Comissão de Elaboração do ProMEA e realizada a multiplicação do questionário de Consulta Pública de Percepção Ambiental. Esse questionário é de fundamental importância para nortear o rumo que daremos na elaboração dos Planos Municipais de Conservação e Ampliação da Mata Atlântica e de Educação Ambiental”, explicou o secretário Arnoldo Reilly .
Vale reforçar que o ProMEA é um acordo entre os diversos segmentos da sociedade visando a aplicação continuada da Educação Ambiental no município como forma de impulsionar a transição social e práticas econômicas para o Desenvolvimento Sustentável. Já o PMMA é um documento que buscará orientar as ações públicas e privadas empenhadas em promover a conservação dos remanescentes de vegetação nativa e da biodiversidade existente na Mata Atlântica, nos diversos Ambientes presentes no município (Matas de Tabuleiros, Floresta de terras Baixas, Mangue e Restinga).