Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Médico veterinário tem trabalhos reconhecidos pela ABRAVEQ

Médico veterinário tem trabalhos reconhecidos pela ABRAVEQ

O médico veterinário da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã, João Cardoso de Melo, pós graduando do Curso de Especialização em Oftalmologia, teve dois trabalhos realizados no município, certificados pela Associação Brasileira de Veterinários de Equinos (ABRAVEQ), durante a XVIII Conferência Anual realizada em Águas de Lindóia (São Paulo), de 2 a 4 deste mês.
O primeiro trabalho sobre “Tratamento de Úlcera Indolente em Equino” aconteceu a partir de uma visita para avaliação de um equino que apresentava blefaroespasmo grave no olho esquerdo. O animal foi submetido a exame oftalmológico, e devidamente medicado. O tratamento de uma úlcera indolente ocorreu em um Quarto de milha, com dois anos de idade.
Já o segundo trabalho “Leucoma bilateral associado com membrana pupilar persistente em equinos” trata de um relato de um proprietário de um equino da cidade que buscou avaliação oftalmológica, já que o animal apresentava manchas brancas nos olhos. Ele pediu um diagnóstico e informações sobre as condições visuais do equino. A doença estava em estado crônico, sem tratamento por ser uma patologia pouco frequente.
O médico veterinário lembrou que os dois casos estão relacionados à oftalmologia, e os animais estão sendo mantidos clinicamente muito bem.
— Para a lesão no olho, foi utilizado o tratamento alternativo associado ao tratamento clínico convencional. Com 14 dias, o resultado foi excelente com total recuperação da córnea do animal. A transparência do animal foi preservada, sem qualquer lesão — explicou, acrescentando que o reconhecimento dos trabalhos apresentados na Conferência foi gratificante, uma vez que, o evento da ABRAVEQ é uma referência nacional por reunir clínicos e cirurgiões de diversos estados brasileiros.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.