Maria Ilka reúne Prefeita e pais para o Café com Educação

A E.M. Maria Ilka de Queiróz e Almeida foi palco, na manhã desta terça-feira (7) do Café com Educação – Escuta, diálogo e acolhimento, pensado para ser um momento de diálogo e que reuniu a prefeita Fátima Pacheco com mães e pais de alunos da unidade escolar, para uma aproximação maior, que permita obter maiores resultados do trabalho desenvolvido em cada escola.
Essa quinta edição do projeto, que é uma parceria do Governo com a secretaria de Educação, tem por objetivo estreitar laços e realizar um diálogo entre o Governo e os pais, no sentido de promover discussão sobre a importância da educação e da participação da família na escola.
A coordenadora de Ensino, Helena Lima da Costa, agradeceu a presença de todos e falou que a escola está de portas abertas para receber os pais e responsáveis e conversar sobre cada um dos alunos, que são a preocupação maior da coordenadoria. “O nosso objetivo, com esse projeto, é fortalecer o vínculo entre família e escola, porque só assim vamos conseguir avançar e a participação dos pais, nos dando as mãos, conseguimos trilhar caminhos melhores e oferecer maior segurança aos seus filhos”, afirmou.
A prefeita Fátima Pacheco falou da importância da participação dos pais nos eventos da escola, principalmente quando o assunto é a criança e o adolescente. “Hoje podemos garantir a escola, a merenda boa, o transporte, uma equipe extremamente qualificada. Mas nada disso adiantará se a família não estiver próxima e presente. Nosso grande desafio é cuidar cada vez mais dos nossos jovens e crianças, porque senão vamos perdê-los, como já perdemos tantos”.
Falou ainda do incentivo que todos precisam receber para crescer acreditando que pode conquistar o que quiser. E o quanto afeta psicologicamente uma criança ouvir que não é capacitado, que não vai conseguir se formar ou que não vai ser nada na vida. “Então, quando não puderem resolver sozinhos as situações com seus filhos, procurem a equipe da Educação, da Ação Social, enfim, nos procurem. Temos as atividades esportivas, as de música e vários projetos nas escolas. Nossas crianças têm talento, mas precisam ser incentivados a estudar, porque essa é a única forma de progredir na vida. Todos são capazes, façam com que seus filhos acreditem nisso”.
Para a diretora pedagógica da escola, Ariana França Ribeiro Couto, o momento foi ímpar, já que mostra uma prefeitura e uma Coordenadoria de Ensino (Coden) com visão de tudo que acontece em uma escola, por procurar estar próximo e ouvir. “E esse momento de escuta é extremamente importante para estreitar esses laços e aproximar os pais da escola, para saberem que os governantes e os responsáveis pela Educação estão sim, preocupados com a aprendizagem de cada aluno. Porque esse é o nosso foco”, explicou.
O diretor administrativo da escola, Alcei Belarmindo Barreto, fechou a manhã agradecendo a presença de todos e afirmando que a escola está sempre aberta que a equipe, motivada e disponível, está sempre pronta a ajudar. Do evento participaram também o secretário de educação, Róbisson Serra, o subsecretário de Educação Ailson Berlamindo Barreto, o vereador Carlos Alberto Leite – Calico, além da equipe da secretaria.