Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Manhã especial para famílias de jovens que atuam no Horto

Manhã especial para famílias de jovens que atuam no Horto

Como forma de homenagear as mães dos jovens atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Juventude no Horto Municipal, situado na localidade do Canto de Santo Antônio, foi realizado na um café da manhã nesta quinta-feira (24). A atividade foi uma parceria entre as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca e Assistência Social. Atualmente, 26 adolescentes, na faixa-etária de 15 a 16 anos, são atendidos no local nos turnos da manhã e da tarde.
O estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Visconde de Quissamã, Júnior Magaldi, de 15 anos, integra o programa desde o ano passado e está bastante empolgado com a oportunidade de estagiar no Horto Municipal, no manuseio de beterraba, alface, couve, salsinha e cebolinha, entre outras culturas. “Com o que aprendo aqui, já tenho condições de preparar uma horta lá em casa”, destacou o jovem.
A coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I) do Sítio Quissamã, Rose Lemos, disse que na semana passada a mesma atividade foi realizada com familiares de assistidos em Santa Catarina e na região central do município.
“Esse grupo que está Horto é novo. Os jovens ajudam os funcionários do espaço no preparo das mudas e também na limpeza dos canteiros das hortas. O grupo anterior agora está no IFF, no estágio de Vivência para o Trabalho e também com as aulas de reforço, oferecidas no próprio local”, explicou Rose, salientando que esses participantes já estão na fase finalç de participação no programa e por esta razão precisam de mais experiência para atuar no mercado de trabalho.
O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, José Borba Pessanha, ressaltou a parceria entre as duas secretarias envolvidas nessa comemoração pelo Dia das Mães e também no Programa do SCFV, assim como a Educação e Cultura, que também atendem esses jovens.
“Esses meninos têm seus horários de lazer, lanche e o momento de aprendizado, que é o mais importante. Hoje prima-se muito a agricultura familiar, que é uma motivação para eles prepararem suas próprias hortas em casa, com isso, gerindo seus alimentos com excelente qualidade, no próprio quintal com produtos como cheiro verde, alface, couve e beterra. Estamos avaliando também a possibilidade deles receberem noções de paisagismo, pois temos aqui no Horto plantas que podem ser produzidas com esse proprósito. É uma área produtiva, de excelente remuneração para os bons profissionais,”, ressaltou o secretário que vai discutir esse assunto com a prefeita Fátima Pacheco.
Participaram ainda do café da manhã, a coordenadora do SCFV da Juventude, Gabriella Bento; os diretores da Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza, Mara Massena e Daniel Victor; e funcionários do Horto.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.