Manhã especial para famílias de jovens que atuam no Horto

Como forma de homenagear as mães dos jovens atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Juventude no Horto Municipal, situado na localidade do Canto de Santo Antônio, foi realizado na um café da manhã nesta quinta-feira (24). A atividade foi uma parceria entre as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca e Assistência Social. Atualmente, 26 adolescentes, na faixa-etária de 15 a 16 anos, são atendidos no local nos turnos da manhã e da tarde.
O estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Visconde de Quissamã, Júnior Magaldi, de 15 anos, integra o programa desde o ano passado e está bastante empolgado com a oportunidade de estagiar no Horto Municipal, no manuseio de beterraba, alface, couve, salsinha e cebolinha, entre outras culturas. “Com o que aprendo aqui, já tenho condições de preparar uma horta lá em casa”, destacou o jovem.
A coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I) do Sítio Quissamã, Rose Lemos, disse que na semana passada a mesma atividade foi realizada com familiares de assistidos em Santa Catarina e na região central do município.
“Esse grupo que está Horto é novo. Os jovens ajudam os funcionários do espaço no preparo das mudas e também na limpeza dos canteiros das hortas. O grupo anterior agora está no IFF, no estágio de Vivência para o Trabalho e também com as aulas de reforço, oferecidas no próprio local”, explicou Rose, salientando que esses participantes já estão na fase finalç de participação no programa e por esta razão precisam de mais experiência para atuar no mercado de trabalho.
O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, José Borba Pessanha, ressaltou a parceria entre as duas secretarias envolvidas nessa comemoração pelo Dia das Mães e também no Programa do SCFV, assim como a Educação e Cultura, que também atendem esses jovens.
“Esses meninos têm seus horários de lazer, lanche e o momento de aprendizado, que é o mais importante. Hoje prima-se muito a agricultura familiar, que é uma motivação para eles prepararem suas próprias hortas em casa, com isso, gerindo seus alimentos com excelente qualidade, no próprio quintal com produtos como cheiro verde, alface, couve e beterra. Estamos avaliando também a possibilidade deles receberem noções de paisagismo, pois temos aqui no Horto plantas que podem ser produzidas com esse proprósito. É uma área produtiva, de excelente remuneração para os bons profissionais,”, ressaltou o secretário que vai discutir esse assunto com a prefeita Fátima Pacheco.
Participaram ainda do café da manhã, a coordenadora do SCFV da Juventude, Gabriella Bento; os diretores da Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza, Mara Massena e Daniel Victor; e funcionários do Horto.