Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

IPMQ

Mais quatro municípios do Norte e Noroeste Fluminense aderem ao Cidennf

Os municípios de Itaperuna, Cambuci, Aperibé e Varre-Sai agora fazem parte do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte Noroeste Fluminense (Cidennf). O termo de adesão foi assinado pelos prefeitos, nesta terça-feira (2), durante a assembleia geral ordinária do consórcio, realizada no município de Italva. Assim, o Cidennf chegou a 16 municípios. O evento também contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano, e do vice-presidente, deputado Jair Bittencourt.
— Os municípios estão observando a importância de se unirem cada vez mais, através de consórcio público. Esse é mais um passo importante que estamos dando juntos para fortalecer as regiões Norte e Noroeste Fluminense, trabalhando em parceria, para buscar o desenvolvimento social, econômico e ambiental de todos os municípios integrantes – disse a prefeita de Quissamã e presidente do Cidennf, Fátima Pacheco.
Os demais prefeitos também destacaram a importância da união dos municípios para a região, que pode ganhar mais força política. “É uma forma de fortalecer todos os municípios. As coisas estão mudando e fico muito otimista”, afirmou o prefeito de Varre-Sai, Silvestre Gorini. “Quero agradecer pelo apoio, por ter buscado e incentivado essa união”, acrescentou Alfredão, prefeito de Itaperuna. “Com todos apoiando, seremos mais fortes”, completou o prefeito de Aperibé, Ronald Moreira. Cambuci foi representado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário, João Luís Marinho.
Prestação de contas
Durante a assembleia também foi apresentada a prestação de contas do recurso recebido do Fundo Especial da Assembleia Legislativa (Alerj), no valor de R$ 10 milhões para o projeto Rota Regional Caminhos do Açúcar, entre outros assuntos voltados ao desenvolvimento do setor.
O secretário executivo do Cidennf, Vinicius Viana, apresentou que o recurso será utilizado na implementação do projeto de turismo, que tem o objetivo de criar um roteiro, a exemplo do que já acontece com o do Vale do Café, resgatando toda parte histórica e, ao mesmo tempo, fortalecendo a economia das cidades que compõem a Rota Regional.
— A Rota Regional Caminhos do Açúcar é um destino turístico em desenvolvimento e que pretende se tornar um polo regional. Vamos junto aos municípios e os atores locais, realizar diversas ações para que possam executar as próximas etapas do projeto — disse Vinícius.
Também estavam presentes na Assembleia Geral Ordinária, a prefeita de Cardoso Moreira, Geane Vincler; o prefeito de São Fidélis, Amarildo Alcântara; o prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Paulo Sergio Cyrillo e a Advogada Geral, Raquel Correia; o prefeito de Carapebus Bernard Tavares; o Prefeito de Macaé, Welberth Rezende; a Primeira-dama de Italva, Adriana Pelanca; o secretário de Agricultura de Campos, Almy Júnior; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campos, Felipe Knust; o vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana, Raliston Souza e o assessor especial do Gabinete, Aldo Júnior; o prefeito de Miracema, Clóvis Tostes; o prefeito de Porciúncula, Leo Coutinho; o prefeito de São José de Ubá, Gean Marcos Pereira; entre outros vereadores, secretários dos municípios consorciados, e representantes de instituições, como o Sebrae, Acic e Astur.

Galeria de Fotos