Mais de 30 casais dizem sim em Casamento Comunitário

A tão aguardada e sonhada hora do sim chegou para cerca de 35 casais quissamaenses. Nesta terça-feira (28), a Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, promoveu o Casamento Comunitário com festa, decoração, buffet e música.

Na parte da tarde, os noivos participaram da cerimônia civil no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF). À noite, a celebração foi no Museu Casa Quissamã, com cerimônia religiosa e a tradicional festa.

A prefeita Fátima Pacheco e o vice Marcelo Batista prestigiaram o evento, ressaltaram a inclusão social.

“Mais uma vez podendo realizar o Casamento Comunitário em Quissamã, garantindo que todos tenham oportunidade. É emocionante também ver casais que moram juntos há muito tempo e realizam o casamento, reforçando esse laço. Desejo tudo de bom aos casais e que essa união permaneça firme, com família feliz. E enquanto poder público, vamos seguir juntos na caminhada, nessa cidade maravilhosa, que consegue oportunizar um evento tão lindo e marcante”, disse Fátima.

“A realização de um casamento comunitário também faz parte das ações da assistência social em Quissama e isso não seria possível se não fosse pelos servidores. Só tenho que agradecer por fazer parte dessa equipe. Esse evento marca um momento muito importante na vida desses casais e que vai ficar para sempre na memória. Que a família seja a base, e o compromisso e amor estejam sempre presentes”, destacou o vice-prefeito, Marcelo Batista.

O casamento comunitário facilita o acesso a direitos para um grande grupo de pessoas da comunidade. Além de ser uma celebração coletiva, simplifica a formalização da união, permitindo que casais desfrutem dos benefícios legais e sociais.

“Hoje foi a coroação de 33 sonhos, um dia de tornar legítima essa união. Muita alegria estarmos realizando essa cerimônia e poder contar com a presença destes casais que se colocaram à disposição para realizar um sonho. Emoção grande ver essas pessoas, nossa população, vivendo esse sonho e com o coração tão alegre”, comentou a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães.

Acompanhados por seus padrinhos e familiares, noivos de todas as idades oficializaram a união em um dia marcado por alegria e garantia de igualdade de direitos. Momento mais que especial para, agora casados, Cláudio Magaldi e Delson Rangel.

“É um prazer estar aqui comemorando nossa união e representando todos os casais homoafetivos, e que possa isso se repetir várias vezes, em um momento em que o mundo, o nosso país, discute, luta sobre preconceito, intolerância religiosa e homofobia, a gente está aqui celebrando o amor. Parabenizar a Prefeitura, a prefeita Fátima, o vice-prefeito Marcelo, toda a Secretaria que organizou esse trabalho lindo, com muito amor. E é isso, toda a forma de amor é válida desde que seja amor”, disse Cláudio.

Também participaram da festiva a subsecretária de Assistência Social, Valquíria Barcelos; o Chefe de Gabinete, Luciano Lourenço; a Secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas; os vereadores Cássio Reis, Adeílson Lopes e Ailson Barreto; entre outras autoridades e representantes da Prefeitura de Quissamã.