Maior projeto de qualificação da história do município forma novas turmas

A Prefeitura de Quissamã e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realizaram, na noite de terça-feira (13), a entrega de certificados de mais seis cursos do Programa de Qualificação Profissional. A cerimônia foi realizada no Centro de Capacitação, no bairro do Carmo, e envolveu 106 alunos dos cursos de Montador de Andaime (24), Eletricista Predial de Baixa Tensão (18), Assistente Administrativo (24), Eletricista de Automóveis (11), Soldador de Aço Carbono MIG (16) e Soldador de Aço Carbono Eletrodo Revestido (13).
Os cursos foram oferecidos, gratuitamente, pela Prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e ministrados pelo Senai, no maior programa de qualificação da história do município, cuja previsão é formar, até o final deste ano, 660 pessoas, habitando-as para o mercado de trabalho, em todo o território nacional.
A prefeita Fátima Pacheco enfatiza a importância do programa. “Todos os dias somos abordados por pessoas querendo oportunidade. Sabemos das dificuldades enfrentadas por quem pretende ingressar no mercado de trabalho e esses cursos, em parceria com o Senai, são importantíssimos nesse momento. Na disputa por uma vaga, os mais qualificados têm mais chance de alcançar seus objetivos. Com apoio dos vereadores da base, desde 2017 estamos oferecendo 18 modalidades de cursos, com a chancela do ‘Sistema S’. Ficamos felizes com mais esse passo dado no nosso município”, frisou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, também abordou o assunto. “Podemos dizer que a entrega de mais esses certificados é a consolidação desse rigoroso projeto de capacitação, que termina no mês de setembro, depois de 25 meses, capacitando um total de 660 quissamaenses aptos ao mercado de trabalho, com diploma reconhecido em todo o Brasil. É o maior projeto de capacitação feito até hoje no município e essas pessoas poderão se habilitar, ao mercado interno e externo, nas grandes obras da nossa região, inclusive, termelétricas no Porto do Açu, em São João da Barra; em Macaé; e no novo gasoduto que ligará Barra do Furado ao Açu, num total de 44 km. Profissionais como soldadores e almoxarifes, por exemplo, terão grandes oportunidades a partir dessa certificação, que lhes garante um patamar acima na disputa no mercado de trabalho”, analisou Mattoso, ao lado do subsecretário Cássio Reis.
Para o formando Leon José Pinto, de 29 anos, a conclusão do curso abre o leque de oportunidades em sua área. “O diploma do Senai tem peso e abre novas possibilidades do mercado. Atuei no ramo de informática por algum tempo e o curso de Eletricista Predial será um complemento para as atividades que planejo desenvolver, a partir de agora. A Prefeitura está de parabéns por essa iniciativa, que tem a capacidade de transformar a vida das pessoas”, comentou.
Participaram ainda da cerimônia o presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha; os vereadores José Borba e Leone Cordeiro; o secretário de Governo, Marcinho Pessanha; a diretora da Casa do Empreendedor, Renata Cavalcante; e a pedagoga Tereza Cristina Caldas Moll, representando o Senai.