Maio Amarelo: Quissamã alerta para trânsito seguro com orientação e simulação de acidente

Para destacar a importância de seguir as normas de trânsito e conscientizar a população sobre acidentes, um atropelamento com vítima foi simulado nesta quinta-feira (25) no Centro de Quissamã. A ação faz parte da Campanha de Maio Amarelo, promovido pela Prefeitura de Quissamã, através das secretarias de Segurança Pública e Trânsito e Saúde, para mobilizar a sociedade para um trânsito mais seguro.

A ação aconteceu em frente à Prefeitura, onde simulou um veículo que teria se envolvido em um acidente, com o condutor se distraindo ao celular, deixando um pedestre gravemente ferido. Uma equipe de socorristas do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus se descola ao local, posicionando a ambulância de forma entratégica, realizando atendimento pré-hospitalar, utilizando equipamentos para imobilizar e remover a vítima para a viatura, enquanto agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e Agentes Mirins davam apoio controlando o trânsito, panfletando e orientando os transeuntes sobre os procedimentos adequados em caso de acidente. 15 agentes da GCM e cerca de dez Guardas Mirins foram mobilizados, com apoio da equipe da Segurança Pública e Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).

De acordo com o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), José Carlos Sabino, além da simulação de acidente, a iniciativa também funcionou como especificidade educativa. Agentes da GCM orientavam condutores de veículos e motocicletas para informar sobre as leis de trânsito vigentes. Ainda de acordo com Sabino, Quissamã tem um índice elevado de pessoas que utilizam o capacete de forma incorreta e motoristas sem cinto de segurança.

“Trabalhamos hoje com essa iniciativa, com o atropelamento, uma situação que constantemente acontece nas vias. Importante mobilizar e chamar a atenção da população para deixar claro para quem ligar, quais procedimentos devem ser feitos, telefones para contato, isolamento do local e cuidado com a vítima. Essa é uma semana de prevenção a acidentes de trânsito e trabalhamos também com conscientização dos motoristas para o cumprimento das leis de trânsito”, destacou. Em caso de emergência, o telefone disponibilizado pelo Hospital é o 192.

Segundo a Coordenadora do PSE, Maria Aparecida Barcelos, a prevenção e conscientização das pessoas também passa pelo trabalho realizado nas unidades escolares da rede municipal. “Criar esse impacto é importante, o aluno se envolve, comunica os pais. Abordamos o trânsito em termos de cuidado, uso correto dos equipamentos, cinto de segurança. Com essa parcerias, também fazemos todo possível para levar informação sobre o melhor cuidado no momento de socorro”, disse.