Machado recebe ponte de presente nos 31 anos de Quissamã

A manhã desta quinta-feira (11) foi marcada pela inauguração da tão sonhada ponte do Machado, uma antiga reivindicação da comunidade. A obra fica na Estrada João Manoel de Souza, que recebeu esse nome em homenagem a um morador bastante querido no local. A entrega fez parte da programação do 31° aniversário de emancipação político-administrativa de Quissamã e foi transmitida pela internet, prática adotada este ano em virtude da pandemia do coronavírus.
A nova estrutura, de concreto armado, vai garantir a segurança do transporte no local, facilitando a disponibilidade dos serviços públicos, tais como coleta de lixo e serviços de limpeza, iluminação pública e transporte escolar. A prefeita Fátima Pacheco abordou o atual momento. “Queríamos inaugurar a ponte do Machado com uma grande festa e com presença de todos que colaboram com o crescimento do município. Mas diante da pandemia, estamos tendo que realizar as inaugurações e comemorações pelo aniversário da cidade por meio de lives, exatamente para proteger a saúde e a população. Somos agradecidos a Deus pela oportunidade de compor, junto às comunidades e pessoas de bem e que trabalham pelo desenvolvimento de Quissamã, uma cidade com uma rica história, que antecede a sua emancipação, e que tem se tornado referência para todo o Estado do Rio de Janeiro e até para o Brasil na Saúde, Educação, e projetos sociais. Não tenho dúvida de que sairemos da pandemia do coronavírus ainda mais fortalecidos”, destacou.
O vice-prefeito Marcelo Batista destacou que a obra representa muito para toda a localidade do Machado. “É uma reivindicação antiga, que se tornou realidade. Hoje, temos o privilégio de mesmo nesse momento difícil, onde todo o mundo vivencia a pandemia do coronavírus, conseguir inaugurar obras desse porte. Enquanto estivermos de mãos dadas, teremos sucesso em nossas ações e continuaremos trabalhando pelo nosso município, que está completando 31 anos de emancipação político-administrativa”, ressaltou.
O subsecretário de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Danilo Chagas, reforçou a importância da obra. “É uma ponte segura e que representa uma grande conquista para todo o município, principalmente para os moradores do Machado. Estão todos de parabéns”, disse.
O presidente da Associação de Moradores do Machado, Eliel Rangel da Silva, agradeceu a Prefeitura pela atenção e pelo investimento. “Essa era uma obra muito esperada por todos nós há muito tempo, pois a antiga ponte de madeira estava muito ruim, e por ela trafegavam veículos pesados. Muitos falaram que a obra não seria realizada, e hoje, graças a Deus, tivemos a oportunidade de participar de sua inauguração. Só temos a agradecer”, frisou.
Everaldo Manoel de Souza, filho do senhor João Manoel de Souza, que deu nome à estrada, também participou da inauguração. Emocionado, ele relembrou um pouco de sua infância, a luta de seu pai para criar os filhos e agradeceu pela nova ponte. “Só tenho que a agradecer a todos que tornaram realidade o sonho de nossa comunidade. Essa obra é sinônimo de muita alegria para todos nós. Anos atrás, aqui nesse local, era uma lagoa que com o tempo foi secando e então, no local, foi construída uma ponte de madeira, e com isso começou também a aumentar a circulação de veículos pesados. É muita felicidade poder participar dessa grande conquista, lutando, aplaudindo os avanços do meu município que gosto muito”, completou.
Nesta sexta-feira (12), outra importante obra será entregue à população. É a nova Praça do Matias, que foi completamente revitalizada, e contará, entre outros espaços, com duas quadras poliesportivas e pista de caminhada, além de moderna iluminação. A transmissão online começará às 11h.