Machadinha sedia Encontro Quilombola no fim de semana

O Encontro Estadual das Comunidades Quilombolas do Rio de Janeiro, que vai discutir os desafios, avanços e perspectivas nas questões que envolvem território, saúde, educação e geração de renda, será aberto nesta sexta-feira (10), às 18h, na localidade de Machadinha, em Quissamã. O evento ocupará a Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo e termina no domingo (12), numa realização da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj), em comemoração aos seus 15 anos, com apoio da Prefeitura.
“Teremos representantes de 24 comunidades no Estado, com mais de 100 quilombolas participando das discussões. Haverá ainda eleição da nova diretoria e a formação das comissões que darão nas áreas de Juventude, Mulher, Terra, Saúde, Educação e Meio Ambiente”, explicou a presidente da Associação, Ivone Bernardo.
Segundo o presidente da Associação de Moradores de Machadinha, André Luís do Sacramento, a comunidade quilombola de Quissamã está pronta para receber os convidados. “Estamos trabalhando para que o encontro seja um sucesso. Esses momentos são muito importantes para a troca de experiências”, frisou.
Representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Lucimara Muniz destaca o espaço para o debate de políticas públicas para as comunidades. “Nossa pauta sempre inclui alternativas de desenvolvimento, inclusão produtiva, direitos e cidadania”, completou
Além de Machadinha, que vai sediar o Encontro Estadual, há outras quatro comunidades quilombolas em Quissamã: Mutum, Bacurau, Sítio Santa Luzia e Sítio Boa Vista. Segue abaixo a programação do evento:

Sexta feira (10)
19h – Apresentação Cultural