Machadinha recebe serviços do CRAS Volante

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (12) o CRAS Volante na localidade de Machadinha. A ação foi promovida pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) III, de Santa Catarina, na Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo e teve como proposta levar atendimento às famílias que residem em locais de difícil acesso.
Entre os serviços oferecidos, atendimento com assistente social, cadastro reserva para o Programa Criança Feliz, ações de saúde com aferição de pressão arterial e medição de glicose, atualização do Bolsa Família, recreação infantil e entrega de formulários de isenção de taxa para segunda via de documentos (RG, segunda via de certidão de nascimento, de casamento, de óbito e habilitação para casamento) pela Fundação Leão XIII.
As ações foram acompanhadas pela secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, e pela subsecretária Rosane Barros. “Essa foi a primeira atividade do CRAS Volante deste ano. Estamos retornando com a proposta de levar os serviços da sede às comunidades mais distantes, facilitando o acesso da população”, disse Tânia, reforçando que, em março, a iniciativa acontecerá na localidade de Flexeiras, com a equipe do CRAS de Barra do Furado.
A subsecretária Rosane Barros destacou a importância dos moradores aproveitarem a oportunidade para colocar os cadastros em dia, assim como tirar dúvidas com relação aos serviços oferecidos. A coordenadora do CRAS III, Michele Braga, enfatizou a relevância da ação. “O CRAS III foi criado em Santa Catarina com o objetivo de oferecer serviços à comunidade, e localidades do entorno, com esse atendimento volante”, completou
Maria de Lourdes Rodrigues foi uma das primeiras a ser atendida para atualização do Bolsa Família. “É muito bom poder resolver nossas coisas perto de casa. Só tenho a agradecer pelos serviços que recebemos’, disse a moradora.
No município, a população conta com três estruturas do CRAS, sendo o CRAS I, localizado no Sítio Quissamã; CRAS II, em Barra do Furado, e CRAS III, em Santa Catarina, além de uma Casa Social, no bairro da Penha.