• Sem categoria

Machadinha e Escola Felizarda Maria recebem visita técnica da Educação de Magé

A Secretaria Municipal de Educação de Quissamã recebeu membros da coordenação de Promoção de Igualdade Étnico-Racial e Diversidade (COPIED), da Secretaria de Educação de Magé, nesta terça-feira (9) para uma visita técnica em Machadinha. O objetivo do COPIED foi conhecer o Complexo Histórico Cultural Fazenda Machadinha, além do processo de implantação da educação quilombola na Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição.

A diretora do Memorial Machadinha, Dalma dos Santos, recebeu os visitantes e apresentou as origens do local, contribuição para a formação cultural do município, a trajetória da cultura afro-brasileira, mostrando os costumes, além do período da escravidão e o cotidiano sofrido com o trabalho nas fazendas.

A coordenadora da COPIED de Magé, Kirce Bermute, se emocionou e destacou após a visita técnica que Quissamã servirá de exemplo para a implementação do processo de ensino quilombola no município. A coordenadora relembrou o Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial e como a assinatura garantiu o desenvolvimento da política de igualdade racial.

“Em 2023, vamos implantar a primeira escola quilombola em nosso município e Machadinha já passou por todas as etapas de um processo que nós ainda vamos passar. Durante a cerimônia de assinatura do pacto das cidades antirracistas, a prefeita (Fátima Pacheco) estava lá, fez a conversa com nossa secretária e aí entramos na rota, fizemos contato com quatro cidades para visitar uma escola com essa experiência, mas Quissamã foi a única cidade que respondeu de pronto. Nossa visita só tem o nome de técnica, mas na verdade é um resgate da nossa ancestralidade, história e cultura. Vamos voltar para casa com o coração cheio de afeto e esperança. É difícil até externar esse momento de imersão”, disse a coordenadora do COPIED, Kirce Bermute, emocionada.

A Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição é referência pelo ensino de qualidade e por abordar a tradição do quilombo, proporcionando uma imersão na história, marcada pela resistência e reconhecimento de seu povo. Os aspectos culturais que moldam Machadinha também são abordados, mostrando a importância dessa cultura para os jovens.

“A gente fica muito feliz quando vem uma pessoa de fora e conhece nossa cultura e nosso espaço. Na Escola Felizarda, em Machadinha, temos uma educação escolar quilombola, que fazemos a adaptação de atividades e projetos que valorizam a cultura local. É uma forma de conscientizar os alunos sobre uma comunidade tão rica em suas memórias. Nosso objetivo é expandir esse ensino também para outras unidades escolares”, destacou a Secretária de Educação, Helena Lima.