Lançamento de coleção marca abertura da II Feira Literária

Foi aberta, oficialmente, na noite de quinta-feira (24), a II Feira Literária de Quissamã (FLIQ), que este ano apresenta o tema “No encontro com Ana Maria Machado, conto, canto e encanto”. O início das atividades aconteceu no Cinema do Centro Cultural Sobradinho, com o lançamento da coleção “Conto em Versos”, da escritora Zaira Gonçalves, professora da rede municipal de ensino. O evento prossegue, nesta sexta-feira (25) e sábado (26), com programação no tattersal do Parque de Exposições e no auditório da Prefeitura.
O professor Francisco Carlos Gomes, responsável pelo prefácio da coleção escrita por Zaira, deu as boas-vindas aos presentes e falou da importância da Feira. “É um momento que deve ser aproveitado por todos, pois une literatura, música e teatro. Façam da escrita e da leitura uma arma de cidadania”, aconselhou.
Zaira disse que os manuscritos da coleção, com sete livros, começaram como uma brincadeira. “Fui mostrando aos colegas de trabalho e recebendo incentivo. Desta forma, o sonho se tornou realidade. A convite da Drago Editorial, participei da última Bienal do Livro, no Rio. Agora, tenho a honra de abrir a Feira Literária de Quissamã e agradeço o carinho de todos. Hoje, apresento os meus heróis a vocês”, ressaltou.
O secretário municipal de Educação, Róbisson Serra, destacou as ações desenvolvidas na área. “Temos uma equipe incansável, com servidores dedicados e criativos, e os resultados surgem a cada dia. É um orgulho poder proporcionar mais esse evento de qualidade”, frisou. O subscretário Ailson Belarmindo lembrou que a obra de Ana Maria Machado foi trabalhada pelas escolas durante o ano. “Tudo foi planejado com muito carinho. Teremos dias inesquecíveis”, completou.
A prefeita Fátima Pacheco falou da qualidade do evento. “No ano passado, o convidado da primeira Feira foi o escritor Pedro Bandeira, nome de destaque na literatura infantojuvenil, que teve sua obra retratada com excelência pelos nossos alunos, com apresentações emocionantes. Esse ano, temos Ana Maria Machado, autora com mais de 100 livros lançados no Brasil e no exterior, integrante da Academia Brasileira de Letras, e a expectativa é enorme. É uma alegria participar de mais uma edição da Feira Literária”, frisou.
Participaram ainda da cerimônia de abertura o vice-prefeito Marcelo Batista, secretários, coordenadores e os vereadores José Borba e Luiz de Acil. A noite contou ainda com participação dos alunos da oficina de teatro do Centro Cultural Sobradinho.
Nesta sexta-feira (25), haverá apresentações diversas, no Tattersal do Parque de Exposições, das 8h30 às 9h30 e das 13h às 14h; e musical, com o grupo Cirandarte, de Campos dos Goytacazes, às 9h45 e 14h45. Às 18h, no auditório da Prefeitura, haverá roda de conversa com a presença de Ana Maria Machado.
No sábado (26), no Tattersal, a partir das 8h30, acontecerá a premiação do II Concurso Literário de Quissamã (CLIQ), que conta com a participação de alunos de todas as escolas das redes municipal, privada e estadual do município em suas quatro categorias: poemas, poemas de rimas alternadas ou cruzadas, memórias e crônicas. Todos desenvolvidos sobre no tema ‘Quissamã Cidade da Gente’. Na sequência, apresentações das escolas e musical.