Juventude Ativa: workshop sobre currículo e anúncio de novo edital

Com a proposta de auxiliar os jovens a ingressarem no mercado de trabalho, o Juventude Ativa realiza uma série de atividades de orientação. Nesta terça-feira (24), foi ministrado, no auditório da Prefeitura, o workshop “Elaboração de currículos” voltado para os assistidos do programa e também do Jovens em Ação que estão prestes a completar 18 anos. A prefeita Fátima Pacheco falou sobre a força da juventude e o lançamento, em breve, de um novo edital do programa com 100 vagas. Os secretários de Gabinete, Luciano Lourenço, e Saúde, Nilton Pinto, também conversaram com os atendidos nos programas.
“Esse programa está sendo muito importante, em breve, vamos lançar edital com 100 vagas para novos jovens ingressarem e terem a mesma oportunidade que vocês têm hoje. Sejam grandes e resistam ao assédio. Quando a juventude fala é unida, o mesmo som, a sociedade para e vocês tem muito a contribuir. Acreditamos muito em vocês, o potencial transformador é gigantesco em todos os aspectos. O currículo é extremamente importante pra vocês que vão entrar no mercado de trabalho. Em Macaé e no Porto do Açu em São João da Barra um leque de possibilidades está surgindo. Preparar para o mercado de trabalho, estudar e resistir às intolerâncias do dia a dia”, frisou Fátima Pacheco.
A palestra foi ministrada por Marcos Vinícius Gonçalves do Desterro, de 18 anos. Ele trabalha na Prefeitura de Quissamã, no setor de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, já tendo passado pelo programa Jovens em Ação que atende jovens de 15 a 18 anos. “O currículo é o espelho profissional de vocês e num momento em que a tecnologia ganha muito espaço, o currículo não perde sua função, mas é preciso muita atenção ao fazê-lo. Nada de gírias ou abreviações, a escrita é formal, objetivo. Um deve ser currículo direcionado”, pontuou o palestrante.
O secretário de Saúde conversou com os jovens sobre sua experiência no início da carreira profissional como jovem aprendiz. “São 31 anos de trabalho, carteira assinada. Minha primeira experiência profissional também foi assim como vocês em estágio encaminhado pelo CIEE. Eu estudava no Visconde técnico em contabilidade e fiz o estágio no então Banerj. Depois fui trabalhar na prefeitura, por concurso. Atuo com o mesmo empenho, dedicação e compromisso. Esta é a fase de aprenderem, a acomodação traz consequências terríveis. Aproveitem essa oportunidade, o conhecimento é de vocês e ninguém pode tirar”, incentivou Nilton Pinto.
O secretário Luciano Lourenço reforçou com os jovens a importância da postura e estarem preparados para as oportunidades.
“As oportunidades surgem e temos que estar preparados para aproveitá-las. É importante que o currículo esteja pronto e que vocês absorvam ao máximo o aprendizado e aproveitem os cursos de qualificação oferecidos gratuitamente. Tenham momentos de lazer, mas se dediquem também nas redes sociais para conteúdos produtivos. Esse é o momento de se prepararem”, ressaltou Luciano Lourenço.
O Juventude Ativa é um programa da Prefeitura de Quissamã, lançado em 2021 e que contempla 100 jovens, de 18 a 23 anos, com a oportunidade do primeiro emprego com carteira assinada e um salário mínimo.