Juventude Ativa: resultado preliminar publicado nesta terça-feira (3) no Diário Oficial

Foi divulgado nesta terça-feira (3), por meio do Diário Oficial da Prefeitura (AQUI), o resultado preliminar para a segunda turma do Programa Municipal de Aprendizagem Profissional, Juventude Ativa. São 125 vagas iniciais para jovens que vão atuar nas repartições públicas municipais com carteira assinada e receberão uma bolsa-auxílio no valor de salário mínimo por mês.

A prefeita Fátima Pacheco anunciou a ampliação das vagas a partir deste ano, e o Programa terá um cadastro de reserva, com 131 candidatos, entre os 414 jovens inscritos. Interessados em dar entrada no recurso devem ir à sede do Programa na quinta (5) e sexta-feira (6), no horário de expediente da prefeitura, localizada na Rua Comendador José Julião, 128B – Centro. O resultado final será divulgado no dia 10 de janeiro.

A coordenadora do Programa, Anne Caroline Cardoso, explica que a seleção passa por uma criteriosa avaliação da comissão, formada por dois assistentes sociais, representantes das secretarias de Governo, Assistência Social, Educação, da Procuradoria Geral do Município e representante do Gabinete.

“O resultado preliminar dos selecionados, cadastro de reserva e não selecionados foi realizado por uma comissão. O processo seletivo foi feito através da análise documental, visitas domiciliares de todos candidatos localizados no endereço informado na inscrição e entrevistas sociais. As visitas e entrevistas foram de suma importância para identificação dos critérios previstos no Decreto n° 3439/2022, o qual regulamentou as inscrições e Lei n° 2027/2021 e sua alteração na Lei n° 2234/2022”, disse Anne.

Criado em 2021, o Programa Juventude Ativa proporciona vivência, experiência de aprendizagem profissional, cultural e educacional, sendo uma ferramenta de auxílio na inserção no mercado de trabalho e contribui na formação dos jovens, fomentando ações diante da necessidade de ampliar a participação coletiva dos jovens no espaço social e no ambiente de trabalho.