“A perspectiva da inclusão social no mercado de trabalho” foi o tema central do Papo Juventude Ativa promovida para os jovens dos Programas Juventude Ativa e Juventude Ativa+ nesta quinta-feira (28), no auditório da Prefeitura de Quissamã.
A palestra foi ministrada pela neuropsicopedagoga e diretora do Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE), Gabriela Vasconcelos, que tratou de temas como: os desafios da inclusão; Declaração dos Direitos Humanos, na perspectiva do direito ao trabalho; leis brasileiras de inclusão de pessoas com deficiência; e dicas para aperfeiçoar a inclusão social no mercado.
“Este é um tema muito importante. Um tema que acrescenta muito para a vida de todos nós pessoal e profissionalmente, especialmente dos jovens que atualmente estão estagiando nos Programas Juventude Ativa e Juventude Ativa+. O futuro profissional de cada um deles pode levá-los a estar em posições de agentes de inclusão social ou mesmo de buscarem para si a inclusão, e por isso a necessidade de tratar sobre esse assunto”, revelou a coordenadora de Projetos Especiais do Gabinete da Prefeita e do Programa Juventude Ativa, Anne Caroline Cardoso, seguida pela palestrante, Gabriela Vasconcelos.
“Estamos aqui para contribuir com a formação de cada um desses jovens. Inclusão social é um direito, mas também é empatia, é ter um olhar atento com o próximo, entender o outro na sua singularidade. É preciso ter esse olhar apurado porque esses jovens vão atuar em empresas com pessoas diferentes que os possibilitarão ter o privilégio de entender e compartilhar novos olhares”, disse Gabriela Vasconcelos, encerramento sua palestra com a canção “Dias Melhores” da banda Jota Quest e desejando a todos sucesso em suas trajetórias profissionais.