Juventude Ativa realiza encontro para sanar dúvidas

Nesta terça-feira (16), supervisores de diversos setores da Prefeitura de Quissamã, se reuniram com representantes do CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, no Auditório da Prefeitura, para esclarecer sobre a dinâmica do Programa Juventude Ativa. No dia 22 de novembro, os contratados do Programa começam a atuar nas repartições públicas municipais para a aprendizagem prática.
O Juventude Ativa é um programa municipal implementado com o objetivo de oferecer a experiência do primeiro emprego a jovens de 18 a 23 anos. O programa ainda auxilia os participantes com um salário mínimo, durante o período de aprendizagem.
– Esse é o segundo encontro que temos com os supervisores da Prefeitura mas, desta vez, com um diferencial, que é a presença dos representantes do CIEE. A proposta é esclarecer todas as dúvidas dos gestores para que possamos desenvolver o programa da melhor forma possível, destacou a coordenadora do Juventude Ativa, Anne Caroline Cardoso.
Supervisor regional do CIEE, Humberto Lima, frisou que o CIEE atuará junto com a Prefeitura, durante o aprendizado prático, avaliando os jovens.
– A responsabilidade é compartilhada pela Prefeitura, jovem e o CIEE. O nosso objetivo é que os jovens saiam devidamente orientados, destacou Humberto Lima.
Além da oportunidade do primeiro emprego e da renda de um salário mínimo mensal, os jovens inseridos no Programa têm a Carteira de Trabalho assinada. Eles já participam dos módulos teóricos, com monitores do CIEE. Os cursos oferecidos são de auxiliar de escritório, auxiliar de logística e alimentador de linha de produção. Neste primeiro momento, os contratados estão passando pelo processo de aprendizagem teórica com o CIEE. Na etapa seguinte, vão atuar em diversos setores da Prefeitura – Agricultura, Assistência Social, Educação, Esportes, Habitação, Saúde e Obras, de acordo com o curso. A carga horária é de seis horas por dia.