Juventude Ativa promove palestra pelo Mês do Trabalhador

O Programa Juventude Ativa realizou nesta quarta-feira (04) encontro com os jovens pelo Mês do Trabalhador no auditório da prefeitura. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, ministrou palestra sobre o mercado de trabalho. O chefe de Gabinete da prefeita, Luciano Lourenço, e a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães também participaram do encontro e falaram com os jovens. O programa municipal beneficia jovens de 18 a 23 anos com o primeiro emprego, contrato de aprendizagem, com um salário mínimo e carteira assinada.
A coordenadora do programa Juventude Ativa, Anne Caroline Cardoso, explica que o encontro faz parte das atividades no mês de maio pelo Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de Maio.
“Estamos trabalhando a temática sobre o mundo do trabalho, pois os jovens finalizam o contrato esse ano e eles precisam de orientação profissional para que se coloquem no mercado a partir da capacitação que receberam da prefeitura, por meio do primeiro emprego com carteira assinada. Acreditamos que sempre trabalhando essa temática as chances desses jovens se colocarem no mercado de trabalho e ascenderem profissionalmente serão muito positivas”, destacou Anne Caroline.
O secretário Arnaldo Mattoso reforçou com os jovens a importância da capacitação, a observação do mercado de trabalho e atualização das informações do Brasil e do mundo.
“Desde que nos preparemos, a vida tem condições de nos levar onde podemos. Vocês têm hoje uma grande oportunidade de aprendizado que anos atrás muitos quissamaenses não tiveram. Dominem a tecnologia, aprendam outros idiomas. Temos que romper barreiras, não podemos nos limitar e estejam atualizado com o que acontece no Brasil e no Mundo, isso também fará a diferença na vida de vocês”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico.
O chefe de gabinete da prefeita destacou a oportunidade e citou o poema “Sete Faces” de Carlos Drummond de Andrade. “Com o Juventude Ativa, o que o governo faz é abrir as portas. Vocês entram e nosso objetivo é que saiam pessoas melhores, capazes. Aqueles que fazem opção pelo trabalho serão os bem sucedidos”, enfatizou Luciano Lourenço.
A secretária de Assistência Social frisou a necessidade dos jovens aproveitarem a oportunidade para que tenham autonomia na vida.
“A história é de luta, trabalho. Vocês estão inseridos num programa social e queremos que alcancem sua autonomia, vocês estão Juventude Ativa para adquirirem conhecimento, aprendizado. O mercado de trabalho está onde as oportunidades de trabalho estão”, concluiu a secretária Tânia Magalhães.