Juventude Ativa: prefeita fala com os pré-selecionados sobre aprendizado profissional

A prefeita Fátima Pacheco recebeu na manhã desta segunda-feira (20/09), no auditório da Prefeitura, os jovens pré-selecionados do Juventude Ativa. Na ocasião, Fátima falou sobre o aprendizado profissional que o programa oferece. Os jovens foram divididos em dois grupos para evitar aglomeração. O programa municipal vai auxiliar com um salário mínimo 100 jovens de 18 a 23 anos em situação de vulnerabilidade na busca pelo primeiro emprego. O investimento mensal da Prefeitura de Quissamã será de R$ 200 mil com recursos próprios.
Fátima Pacheco reforçou com os jovens a inserção deles num novo ambiente que vai proporcionar conhecimento profissional. A assinatura do contrato de trabalho vai acontecer no dia 13 de outubro.
– O Juventude Ativa é um programa muito importante e inovador. É a primeira vez que o município de Quissamã tem um programa desse modelo, do primeiro emprego. Seguindo todos os critérios, vocês foram selecionados num universo de 800 inscritos e, agora, o programa vai transformar o olhar de vocês para o mercado de trabalho. Abracem essa oportunidade com generosidade, solidariedade – frisou a prefeita.
No dia 14 de setembro, os pré-selecionados passaram por exame admissional, em Quissamã, feito por equipes do CIEE – Centro Integrado Empresa Escola (CIEE).
Os jovens vão atuar em departamentos da Prefeitura de acordo com levantamento realizado pela Coordenação do programa. O Juventude Ativa será por Contrato de Trabalho Especial de Aprendizagem, com assinatura da Carteira de Trabalho, ao qual serão assegurados os direitos garantidos na Lei 10.097/2000 e demais dispositivos aplicáveis ao contrato de aprendizagem previstos na CLT. Os contratados terão carga horária diária de 6 horas, frequência obrigatória de ensino e atividade compatível com o desenvolvimento físico e psicológico.
Também estiveram presentes a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães; a coordenadora do Juventude Ativa, Anne Cardoso e os assistentes sociais do programa.