Juventude Ativa: há cinco meses preparando novos profissionais

Liliany Souza Oliveira, de 22 anos, e Alyson Barcelos, 20, fazem parte do Programa Juventude Ativa da Prefeitura de Quissamã. Por meio do programa desenvolvido pelo Gabinete da Prefeita Fátima Pacheco, 100 jovens de 18 a 23 anos realizam o sonho do primeiro emprego com carteira assinada, com todos os direitos trabalhistas garantidos e, mais que isso, aprendizado.
Neste mês de março, o Juventude Ativa completa cinco meses. Liliany atua junto a Coordenação do programa auxiliando na parte administrativa e Alyson está no Departamento Pessoal da secretaria municipal de Administração respondendo e-mails e imprimindo contracheques e declaração de IR de servidores.
“O Juventude Ativa é um divisor de águas na minha vida, meu primeiro emprego com carteira assinada. Muito mais do que o material que posso adquirir com meu salário, o programa é tudo que estou aprendendo e vou levar para a minha vida profissional”, disse Liliany.
As atividades práticas começaram em novembro nas áreas de auxiliar de escritório, auxiliar de logística e alimentador de linha de produção. O contrato tem duração de um ano.
“Primeiramente agradeço à prefeita pela oportunidade de fazer parte do time Juventude Ativa. Não tinha experiência, nunca havia trabalhado e hoje estou aqui atuando na sede da prefeitura, tendo uma evolução, desenvolvimento que não acreditava. Agradeço aos colegas de trabalho que diariamente me ensinam, me motivam a crescer ainda mais. Que todos os jovens do programa tenham consciência desta oportunidade, se esforcem e façam acontecer”, declarou Alyson.
Os jovens foram direcionados para as secretarias de Administração, Agricultura, Assistência Social, Cultura, Educação, Esporte, Governo, Processamento de Dados, Procuradoria, Programa Juventude Ativa, Saúde e Transporte.
“Estamos completando cinco meses do projeto com muito sucesso. São jovens empregados em setores da prefeitura e que estão se qualificando com a teoria e prática e que, em breve, estarão no mercado de trabalho com experiência. Temos muito orgulho deste projeto”, frisou a coordenadora do programa, Anne Caroline Cardoso.