Os selecionados do Juventude Ativa passaram por exame admissional nesta quarta-feira (15) com o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola. A etapa aconteceu durante todo o dia na nova sede do programa, localizada na Rua Edval Barcelos, 521, Caxias. Os jovens vão atuar nas repartições públicas municipais com carteira assinada e receberão uma bolsa-auxílio no valor de salário mínimo por mês.
“Após aprovação no exame, os jovens retornam para assinar contrato e são informados do setor em que vão atuar. O inicio das atividades do programa de aprendizagem está previsto para início de abril, tendo as secretarias de Educação e Assistência Social como as mais requisitadas”, destacou a coordenadora do Programa, Anne Caroline Cardoso.
Criado em 2021, o Programa Juventude Ativa proporciona vivência, experiência de aprendizagem profissional, cultural e educacional, sendo uma ferramenta de auxílio na inserção no mercado de trabalho e contribui na formação dos jovens, fomentando ações diante da necessidade de ampliar a participação coletiva dos jovens no espaço social e no ambiente de trabalho.
A lista dos selecionados ainda contempla 137 jovens que ficam no cadastro de reserva. A comissão, formada por dois assistentes sociais, representantes das secretarias de Governo, Assistência Social, Educação, da Procuradoria Geral do Município e representante do Gabinete, avaliou, ao todo, 414 inscrições.