Juventude Ativa: 413 jovens se inscreveram para o Programa de aprendizagem profissional

A Prefeitura Municipal de Quissamã recebeu 413 inscrições para o Programa Municipal de Aprendizagem Profissional “Juventude Ativa”. A partir de segunda-feira (5), a comissão formada pela Prefeitura de Quissamã avalia as inscrições e divulga o resultado dos pré-selecionados no site e Diário Oficial da Prefeitura.

A comissão é formada por dois assistentes sociais, representantes da Secretaria de Assistência Social, representante da Secretaria de Educação, representante da Procuradoria Geral do Município, representante do Gabinete e representante da Secretaria Municipal de Governo.

Serão 125 vagas iniciais para jovens que vão atuar nas repartições públicas municipais com carteira assinada e vão receber uma bolsa-auxílio de um salário mínimo por mês.

Neste período de análise das inscrições, poderão ser realizadas visitas técnicas domiciliares aos candidatos inscritos para elaboração de relatório de avaliação social da condição socioeconômica da família.

Os escolhidos serão avaliados conforme os seguintes critérios para definição de ordem de prioridade: I. Jovens advindos de outros projetos sociais; II. Jovens com deficiência, beneficiários ou não do BPC; III. Jovens em medida protetiva de acolhimento institucional; IV. Jovens em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas; V. Jovens reconduzidos ao convívio familiar, após medida protetiva de acolhimento; VI. Jovens em situação de vulnerabilidade e risco de família de baixa renda referenciada no CRAS/CREAS ou programas de transferência de renda; VII. Jovens provenientes de famílias com renda per capita até 1/2 (meio) salário-mínimo nacional.

Criado em 2021, o Programa Juventude Ativa proporciona vivência, experiência de aprendizagem profissional, cultural e educacional, sendo uma ferramenta de auxílio na inserção no mercado de trabalho e contribui na formação dos jovens, fomentando ações diante da necessidade de ampliar a participação coletiva dos jovens no espaço social e no ambiente de trabalho.