Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Assistência Social
  • Juventude Ativa: 125 jovens aprovados iniciam jornada no programa de aprendizagem profissional

Juventude Ativa: 125 jovens aprovados iniciam jornada no programa de aprendizagem profissional

Maria Eduarda, Iago e Luanna estão entre os 125 jovens que fazem parte da terceira turma do Juventude Ativa – Programa Municipal de Aprendizagem Profissional da Prefeitura de Quissamã. A partir desta segunda-feira (10), eles passam a atuar nas repartições públicas com expectativa de terem sua vida pessoal e profissional transformadas. Na parte da manhã, antes do início da jornada prática, os jovens receberam as boas-vindas no auditório da Prefeitura

Desde a implementação em 2021, o Programa já beneficiou cerca de 300 jovens, oferecendo não apenas o primeiro emprego com carteira assinada e bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo por mês, mas também uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal. Em discurso para os jovens, a prefeita Fátima Pacheco e o vice Marcelo Batista destacaram que o Juventude Ativa é uma porta de entrada importante para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento pessoal.

“Não é todo município que oferece essa oportunidade. O Juventude Ativa acolhe jovens de todos os bairros, sendo uma grande oportunidade, oferecendo salário e aprendizado. Temos vários que participaram da primeira turma e hoje atuam na Prefeitura ou em outros lugares, trabalhando fora também. É um investimento no que há de mais rico, que é a juventude, pois vocês são o futuro, mas fazem parte do presente, porque já atuam, opinam e realizam”, destacou Fátima.

“Juventude Ativa significa jovens realizados, felizes e promissores. Nada melhor para Quissamã, um município em que todos trabalham para que desde o recém-nascido até a terceira idade tenham qualidade de vida. Um programa como esse tem que crescer cada vez mais. Esses jovens são o futuro da cidade e vão nos ajudar a fortalecer as ações”, disse Marcelo.

Maria Eduarda Ferreira, de 19 anos, é uma das jovens que vão atuar nas repartições públicas municipais com carteira assinada. “Fico feliz de ter recebido essa oportunidade no primeiro emprego e porque vou ajudar dentro de casa, me ajudar também. Vou trabalhar no setor de contabilidade, que é a área que eu vou me especializar, que eu vou fazer o curso de administração, que pode ser para essa área também. Vai ser muito importante para a minha formação profissional e eu espero aprender muito nesse setor”, declarou.

Mãe da Maria Eduarda, a auxiliar de creche Regiane Ferreira expressou sua felicidade e orgulho pelo primeiro emprego da filha. Ela ressalta a importância dessa oportunidade para o futuro da jovem e a contribuição financeira que o trabalho trará.

“É uma emoção muito grande o primeiro emprego da minha filha já ser com carteira assinada. Estou muito feliz pela oportunidade que ela está tendo, creio que esse emprego é uma preparação para muitas que também virão. É uma oportunidade para o futuro, mas também é uma renda que já é para ajudar ela. Eu, como mãe, sei que muitas também estão orgulhosas pelo seu filho estar com a carteira assinada”, disse.

O Programa Juventude Ativa proporciona vivências e experiências de aprendizagem profissional, cultural e educacional, sendo uma ferramenta de auxílio na inserção no mercado de trabalho e contribuindo para a formação dos jovens, fomentando ações diante da necessidade de ampliar a participação coletiva nos espaços social e no ambiente de trabalho.

Participaram ainda o chefe de gabinete Luciano Lourenço; a subsecretária de Assistência Social Valquíria Barcelos; o coordenador do Juventude Ativa Necy Gomes; os vereadores Aílson Barreto, Cássio Reis, Adeilson Lopes e Janderson Barreto; pais e responsáveis; coordenadores de programas e representantes das secretarias municipais.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.