Jovens de Quissamã participam do lançamento do programa Ambiente Jovem

Quissamaenses selecionados para ingressar no Ambiente Jovem participaram, nesta terça-feira (21), do lançamento do programa, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Em Quissamã, a iniciativa do Governo do Estado tem o apoio da Prefeitura de Quissamã. O evento contou com as presenças do governador Cláudio Castro, e do secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio, Thiago Pampolha.
“Temos mais uma parceria de sucesso com o Governo do Estado, desta vez oferecendo oportunidades para os jovens da nossa cidade. Isso fortalece as políticas públicas voltadas para a inclusão social e de meio ambiente, através de oficinas para os jovens. Gostaria de agradecer ao governador Cláudio Castro, por sempre nos ouvir nestas pautas importantes”, disse a prefeita Fátima Pacheco.
Voltado para a faixa etária entre 16 e 24 anos, principalmente para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social, o projeto tem o objetivo de formar agentes de transformação socioambiental em todo Estado. O programa também vai conceder uma bolsa/ incentivo de R$ 200 para os participantes. Em Quissamã, 50 jovens serão qualificados para lidar com os desafios socioambientais, ampliando as oportunidades profissionais.
“O projeto é para chamar o jovem para ele cuidar da comunidade, do meio ambiente, para ele ser capacitado e capacitar outro jovem. Esse é o caminho para acharmos uma sociedade mais sustentável”, avaliou o governador Cláudio Castro durante a cerimônia de lançamento.
O programa irá favorecer a inserção no mercado de trabalho formal, mas também desenvolverá uma visão empreendedora nos jovens que possibilite outras alternativas de geração de renda. Além disso, um dos objetivos é o aumento na qualidade de vida dos envolvidos e suas comunidades, integrando esforços para garantir direitos e promover autonomia. É esperado que os jovens, por meio dos incentivos e orientações recebidas, possam ter acesso mais rápido ao emprego formal, além da oportunidade de descobertas no âmbito do micro empreendedorismo.