Jogos pedagógicos: estímulo às habilidades na Educação Infantil de Quissamã

Aprendizagem, coordenação motora e raciocínio são algumas das possibilidades que os jogos e brinquedos pedagógicos oferecem às crianças. Pensando no desenvolvimento pleno dos cerca de 1,2 mil alunos da Educação Infantil – Creche e Pré-escola -, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, adquiriu diversos itens.
Ao todo são mais de 1,6 mil unidades de 25 tipos de jogos e brinquedos, como: Sacola multiblocos, Gangorra temática, Abelha didática, Caixa encaixa, Jacaré didático, kit infantil (cozinha, fogão, geladeira), kit futebol portátil, Mesinha de atividades, Tapetes de atividades temática, Tatame de EVA, Gangorra temática, Alfabeto recortado, Triciclos, Circuito bebe, Pequeno Engenheiro, Escorregador, Bandinha rítmica, Casinha de atividades, Cesta de basquete infantil, Painel Psicomotor, Tapete alfabeto gigante, Gira-gira, Baú temático, Casinha e Tapete cor com cor.
– Essa aquisição vai enriquecer o ambiente escolar, buscando o desenvolvimento pleno das competências gerais e os seis direitos de aprendizagem propostos nas Orientações Curriculares do Município e na BNCC – frisou a coordenadora da COGEP (Coordenação Pedagógica), Joelma Passos.
Os materiais estão sendo distribuídos nas escolas e creches da rede municipal que oferecem a Educação Infantil – Délfica de C. Wagner, Prof. Regina Celi Passos, Prof. Nelita B. dos Santos, Sementes do Futuro, Ignácio Hugo de Souza, Felizarda Maria Conceição de Azevedo, Carlos Roberto Cruz Filippino, Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, Julia Pessanha de Souza, Manoel Ribeiro, Raquel Maria de Q. Mattoso, Rachel Francisca C. da Silva e CAEEQ – e serão trabalhados dentro e fora de sala de aula.
Em 2018, a Educação de Quissamã aderiu ao programa Base Nacional Curricular e na região é o primeiro município a desenvolver essa base.
– Um currículo importante, conversado com o Governo Federal e que norteia a nossa aprendizagem. A aprendizagem significativa começa nos primeiros passos, na primeira infância. A aquisição desses brinquedos são de grande importância para as nossas crianças, promovem desenvolvimento estimulando raciocínio e autonomia – concluiu a Secretária de Educação, Helena Lima.