• Sem categoria

Investimento no Turismo é tema de reunião dos municípios no Cidennf

Secretários, secretárias e representantes do setor de Turismo dos municípios integrantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), estiveram reunidos nesta terça-feira (26), na sede do Consórcio, em Campos. Dentre as pautas abordadas, foi apresentada a prestação de contas do recurso recebido do Fundo Especial da Assembleia Legislativa (Alerj), no valor de R$ 10 milhões para o projeto Rota Regional Caminhos do Açúcar, entre outros assuntos voltados ao desenvolvimento do setor.
O secretário-executivo do Cidennf, Vinícius Viana, apresentou que o recurso será utilizado na implementação do projeto de turismo, que tem o objetivo de criar um roteiro, a exemplo do que já acontece com o do Vale do Café, resgatando toda parte histórica e ao mesmo tempo fortalecendo a economia das cidades que compõem a Rota Regional.
— A Rota Regional Caminhos do Açúcar é um destino turístico que está em desenvolvimento e que pretende se tornar um polo regional. Vamos junto aos municípios e os atores locais, realizar diversas ações para que possam executar as próximas etapas — destacou Vinícius.
Durante o encontro, foram apresentadas as duas fases do projeto que serão realizadas após o recebimento do recurso. Na 1ª fase, será elaborado o plano estratégico regional de Turismo do Cidennf, com algumas etapas a serem cumpridas; já na 2ª fase, será feito o relatório analítico com o levantamento das características geográficas, com o perfil populacional e a dimensão histórico-cultural; dentro desta fase também será organizado o Comitê Gestor de Governança para gestão da Rota, as elaborações do plano de Turismo da Rota para os municípios participantes, dos mapas da Rota, do plano de marketing, entre outras ações dentro das etapas do projeto.
Projeto Turístico “Rota Caminhos do Açúcar”
A Rota Regional Caminhos do Açúcar é uma alternativa ao turismo como grande propulsor do desenvolvimento econômico regional, propiciando o resgate da história e a valorização da cultura, com a integração de sítios, fazendas, agriculturas familiares e pequenos produtores com os atrativos naturais (como a culinária típica e cavalgadas), criando roteiros integrados para o Turismo.
“A rota turística regional “Caminhos do Açúcar”, é um projeto muito importante. A regionalização, é a melhor solução para que todos os municípios estejam interligados e obtenham sucesso, pois o turismo é fruto do trabalho em rede. O projeto tem um grande potencial e gostaria de aproveitar para agradecer prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, que também é presidente do Cidennf, por todo empenho em transformar a nossa região num grande polo turístico”, explicou Arnaldo.
Com um roteiro turístico que une todos os municípios consorciados do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, totalizando mais de 300 quilômetros de estradas em que a cultura da cana-de-açúcar foi predominante durante séculos, o projeto vai proporcionar o fomento de atividades culturais, folclóricas, agropecuárias, artesanais, gastronômicas e outras vertentes, o que possibilita uma oferta de produtos turísticos e a valorização do patrimônio histórico, cultural e natural como elementos da oferta turística.