A comunidade de Barra do Furado celebrou nesta terça-feira (25) a entrega da reforma e ampliação da Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner. A entrega faz parte do calendário de eventos em comemoração aos 35 anos da cidade completos em 12 de junho. O investimento foi superior a R$1 milhão, e a escola oferece uma nova infraestrutura moderna e mais segura para os 333 alunos do maternal II ao 9° ano do ensino fundamental. É a sétima unidade entregue reformada e ampliada.
A entrega foi realizada pela prefeita Fátima Pacheco, o vice-prefeito Marcelo Batista e a secretária de Educação Helena Lima. Entre as melhorias realizadas, destacam-se a construção de uma biblioteca, a ampliação da secretaria, a instalação de dois novos banheiros para funcionários, além da climatização das salas de aula e dos espaços administrativos. Um novo parquinho também foi construído, proporcionando um ambiente mais adequado para a educação infantil.
A escola também passa a ser a primeira da contar com a estrutura de segurança que será adotada em todas as unidades da rede municipal de ensino, com catracas de identificação, câmeras e sistema de reconhecimento facial, com monitoramento pela Guarda Civil Municipal.
“A reforma e ampliação da Escola Délfica de Carvalho Wagner representam o nosso compromisso com a educação de qualidade em nossa cidade. Estamos não apenas melhorando a estrutura física, mas também criando um ambiente propício para o aprendizado e desenvolvimento de todas as crianças e jovens”, avaliou a prefeita Fátima Pacheco, ao enfatizar que, em breve, Barra do Furado também vai passar a contar com uma nova creche em tempo integral.
Atualmente, a Délfica de Carvalho Wagner conta com 11 salas de aula, laboratório de informática, refeitório, pátio, banheiros reformados e espaços administrativos renovados, garantindo um ambiente adequado para o ensino e aprendizagem, concretizando um desejo antigo de pais, estudantes e professores. A unidade tem como diretores José Martins e Márcio Valentim.
“Ao investir na educação, com a estruturação de ambientes propícios para o aprendizado, alunos, professores e equipes de apoio podem desenvolver suas atividades com segurança e conforto. Além de novas unidades escolares, estamos construindo um futuro promissor para toda a nossa comunidade. Cuidamos da educação de Barra do Furado a Morro Alto”, frisou Marcelo Batista.
Comunidade e alunos comemoraram a entrega em Barra do Furado. Fabiana Francisco, mãe da aluna Lorrany dos Santos (8º ano) comentou o investimento em segurança.
“Além de todas as melhorias promovidas, estou feliz por saber que a minha filha está em um ambiente protegido ao lado dos amigos de escola e funcionários”, relatou Fabiana.
Para as alunas Melissa Ferreira (2º ano) e Maria Luiza Azeredo (3º ano), a escola está mais bonita e equipada.
“Adoramos a nova biblioteca, está tudo novinho e bem cuidado, e ainda contamos com um novo parquinho”, comemoraram as alunas.
A entrega da reforma e ampliação da Escola Délfica de Carvalho Wagner faz parte da transformação promovida pela Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria municipal de Educação, para modernizar e expandir a rede municipal de ensino. Nos últimos anos, diversas unidades de ensino foram beneficiadas.
Em 2022, foi inaugurada a nova Creche Júlia Pessanha de Souza, no Sítio Quissamã; a Creche Rachel Francisca Carneiro da Silva, no Centro; as escolas Carlos Roberto Cruz Filippino e Professora Maria Ilka Queirós e Almeida, em Santa Catarina, além dos CIEP 465, em Caxias, e Ignácio Hugo de Souza, na Penha.
Já está em andamento a obra de construção da nova unidade da Escola Nelita e da creche de Machadinha. Passam por reforma a Escola Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, no Sítio; Regina Celi, Caxias; Felizarda Maria da Conceição Azevedo, em Machadinha e o CMEI Raquel Maria de Queirós Mattoso. Nos próximos dias será entregue a obra da Escola Tânia Regina de Paula. O município vai contar ainda com mais duas creches em Piteiras e Barra do Furado.
“Uma estrutura melhor, com certeza, vai garantir cada vez mais um ensino de qualidade. Uma boa infraestrutura é muito importante, mas o que os alunos e professores encontram dentro dela é melhor ainda. E também estamos cuidando disso, climatizando as salas de aula, equipando o laboratório de informática, e merenda de qualidade. Oferecendo as melhores condições de ensino e aprendizagem”, frisou a secretária de Educação Helena Lima.