Inscrições para novos cursos de Qualificação Profissional começam nesta segunda

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, abrirá inscrições na proxima segunda-feira (6), de vagas para novos cursos de Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Os cursos serão integralmente gratuitos e será permitida somente uma inscrição por pessoa.
O período de inscrições começam nesta segunda-feira (6) e vão até o dia 21 de novembro, de segunda à quinta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30, e às sextas-feiras, das 8h30 às 11h30, na Casa do Empreendedor. Em Barra do Furado, as inscrições acontecem na Casa da Baixada, de 6 à 8 de novembro, das 8h30 às 11h. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 1º de dezembro, no site oficial da prefeitura e na Casa do Empreendedor, a partir das 14h. As matriculas aconterão do dia 18 de dezembro à 12 de janeiro de 2018 e vagas para remanescentes, de 15 de janeiro à 19 de janeiro de 2017, na Casa do Empreendedor, em horário de funcionamento da prefeitura.
Serão ofertadas os seguintes cursos, com números de vagas, carga-horária, pré-requisito, com devidas datas de início e final das aulas:
Automotiva (Eletricista de Automóveis); 16 vagas com carga-horária (CH) de 200hs, que tenham concluído o 6º ano do Ensino Fundamental e idade mínima de 18 anos de idade, com início das aulas para o dia 10/04/2018 e término no dia 25/06/2018;
Construção Civil (Instalador Hidráulico Residencial); 16 vagas com CH de 284hs, que tenham concluído o 5º ano do Ensino Fundamental e idade mínima de 18 anos, com início das aulas para o dia 20/02/2018 e término para o dia 05/06/2018;
Elétrica (Eletrecista Instalador Predial de Baixa Tensão; com 20 vagas, de 200hs de CH, que tenham concluído o 9º ano do Ensino Fundamental e idade mínima de 18 anos, com início das aulas para 06/03/2018 e término, 17/05/2018;
Gestão (Assistente Administrativo); com 20 vagas, de 160 hs de CH, que tenham conhecimentos mínimos correspondentes ao Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano completos) com idade mínima de 18 anos, com inicio das aulas para dia 13/03/2018 e término para 10/05/2018;
Logística (Assistente de Operação de Logística Portuária, com 40 vagas, 160 hs de CH, que tenham conhecimentos mínimos correspondentes ao Ensino Médio completo e idade mínima de 18 anos, com início para 03/04/2018 e término, 30/05/2018 e (Comprador), com 20 vagas, de 160 hs de CH, que tenham o 6º ano do Ensino Fundamental completo e idade mínima de 18 anos, com início para 15/05/2018 e 12/07/2018;
Metalúrgica (Soldador de Aço Carbono MAG 6G), com 12 vagas, de 192hs de CH, que tenham conhecimentos mínimos correspondentes ao 6º ano do Ensino Fundamental e idade mínima de 18 anos, com início para 08/05/2018 e término, 17/07/2018 e (Soldador de Aço Carbono Eletrodo Revestido 6G), com 12 vagas, de 216 hs de CH, que tenham conhecimentos mínimos correspondentes ao 6º ano do Ensino Fundamental e idade mínima de 18 anos, com início das aulas para 20/02/2018 e término, 11/05/2018.
A Inscrição
Para realizar a inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos, com original e cópia: NIS (Número de Identificação Social) no cadastro de programas sociais, caso seja inscrito; CPF; RG; comprovantes de residência de 5 anos consecutivos (água, luz, telefone ou CADSUS).
O candidato não poderá ter abandonado algum curso anteriormente oferecido pelo programa de qualificação profissional, cuja justificativa não tenha sido considerada relevante e aceita pelo município; não ter realizado algum outro curso no ano de 2017, mas caso haja interesse em algum curso, deverá comparecer a Casa do Empreendedor, a fim de concorrer para a vaga pretendida; e ter idade inferior a 18 anos de idade.
Serão disponibilizadas 50% das vagas ofertadas para pessoas beneficiadas pelos programas sociais deste município e os outros 50% para ampla concorrência, obedecendo as ordens dos seguintes critérios eliminatórios: pessoas desempregadas, pessoas que não tenham curso de qualificação profissional, e em caso de empate, o requisito será o mais velho.
Relação de classificados
A relação dos classificados será fixado na Casa do Empreendedor e no site da Prefeitura de Quissamã (www.quissama.rj.gov.br); caso o número de inscritos seja superior a quantidade de vagas ofertadas por uma, os alunos serão selecionados por Comissão Especial do Processo Seletivo, conforme portaria disciplinadora; A Comissão Especial do Processo Seletivo selecionará os alunos, com base na renda familiar; cujas informações serão fornecidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Matrícula
O candidato classificado para a vaga deverá realizar a matrícula na Casa do Empreendedor de Quissamã, munido dos seguintes documentos, sendo originais e cópias: comprovante de residência atual (luz, água ou telefone), comprovante de escolaridade compatível com o curso exigido, conforme o pré-requisito do curso pretendido; e 2 fotos 3X4. O não comparecimento do candidato no período determinado, implicará na perda da vaga.