Inscrições abertas para assistentes de alfabetização, do Programa Tempo de Aprender

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria municipal de Educação, está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Simplificada de Assistentes de Alfabetização do Programa Tempo de Aprender, do ministério da Educação. O programa visa fortalecer e apoiar as unidades da rede municipal de ensino no processo de alfabetização dos estudantes matriculados nas turmas do Nível 1 e Nível 2, do Ciclo Básico de Alfabetização, do Ensino Fundamental. A inscrição é gratuita e deve ser feita até 12 de novembro, na Coordenação de Gestão Pedagógica – Cogep.
Serão beneficiadas 32 turmas em escolas de Alto Alegre, Barra do Furado, Caxias, Machadinha, Morro Alto, Penha, Santa Catarina e Sítio Quissamã. A coordenadora da Cogep, Joelma Passos, explica que o Programa Tempo de Aprender será implementado com objetivo de garantir apoio adicional ao professor alfabetizador, por um período de cinco horas semanais nas unidades escolares. Ainda segundo Joelma, o período de execução do Programa e o repasse dos recursos serão de responsabilidade do ministério da Educação.
Os interessados devem entregar envelope lacrado com a ficha de inscrição preenchida (modelo disponível no Diário Oficial 1670/05) e cópias de documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência, comprovante de conclusão do Ensino Médio e declaração de que não possui vínculo empregatício com a Prefeitura Municipal de Quissamã.
Para atuar como Assistente de Alfabetização do Programa Tempo de Aprender é preciso ter, obrigatoriamente, Ensino Médio completo; disponibilidade de horário para participar dos encontros de formação continuada, coordenados pelo coordenador local e pelo vice-coordenador local, do Programa Tempo de Aprender; capacidade de desenvolver o trabalho pedagógico planejado e proposto pelo professor alfabetizador; capacidade de intensificar ações voltadas ao apoio e fortalecimento do processo de alfabetização; e não possuir vínculo empregatício com a Prefeitura Municipal de Quissamã.
A COGEP está localizada à rua Barão de Monte Cedro, nº 551, Centro. O atendimento é de segunda-feira a quinta-feira, de 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h; e sexta-feira, das 8h às 12h.