Início da campanha de vacinação contra Covid-19 em Quissamã previsto para quarta-feira (20)

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem a previsão de iniciar a campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (20). No Plano Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, o município vai receber o primeiro lote com total de 720 vacinas — divididas em duas doses — que será entregue até terça-feira (19), segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio. Por causa da quantidade, seguindo as diretrizes do PNI, a prioridade será os profissionais de saúde da linha de frente do combate à doença. A distribuição de novos lotes ainda será divulgada pelas autoridades federais e estaduais.
Neste primeiro momento, o Governo Federal será responsável pela distribuição de toda a produção da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac. Desde o ano passado, a Prefeitura de Quissamã vem se mobilizando para a realização da vacinação na cidade. Em dezembro foi assinado um termo de entendimento com o Butantan para aquisição de 36 mil doses da vacina, porém o município ainda não recebeu um posicionamento oficial do Instituto após o Ministério da Saúde determinar a exclusividade na distribuição das doses. A aplicação da CoronaVac ocorre em duas doses, sendo a segunda entre 14 e 28 dias após a primeira.
— Quissamã terá uma vacinação de excelência, assim como em todas as campanhas realizadas no município. Para isso, estamos planejando todas as ações, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Vamos levar a vacina contra a Covid-19 para toda a população, sempre afirmando que a vacinação é segura e que não há motivos para deixar de se imunizar – disse a prefeita Fátima Pacheco.

Estado entrega seringas

Na manhã desta segunda-feira, a secretária municipal de Saúde, Renata Fagundes, e sua equipe participaram de uma reunião virtual com representantes da Secretaria de Estado de Saúde para definir os detalhes do início da vacinação. As doses recebidas pelo estado do Rio estão sendo distribuídas para os 92 municípios, levando em consideração o Plano Nacional de Imunizações. Após o encontro, a prefeita Fátima Pacheco se reuniu com a equipe para planejar a campanha em Quissamã.
— É uma vacina muito esperada pela população, por isso estamos criando um planejamento para que todos sejam imunizados. Contamos com uma equipe de profissionais qualificados e seguiremos as diretrizes do Plano Nacional de Imunizações – conta Renata Fagundes, secretária de Saúde.
No último sábado, Quissamã recebeu um carregamento de 7,3 mil seringas descartáveis de 3 ml com agulha do Governo do Estado. O material será utilizado exclusivamente para a vacinação contra a Covid-19 e foi entregue no Centro de Especialidades com o apoio da Polícia Militar.