Influenza: Prefeitura vacina idosos do Programa de Atenção ao Idoso

Em ação conjunta das secretarias de Saúde e Assistência Social, a Prefeitura de Quissamã leva a vacinação contra a influenza para o espaço do PAI – Programa de Atenção ao Idoso. Os interessados acima de 60 anos, podem comparecer ao Programa durante a manhã e tarde desta quarta-feira (12) e na parte da manhã de quinta (13).

A campanha de vacinação começou na segunda (10) e segue no município de acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), com os grupos prioritários tendo acesso ao imunizante. Segundo a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Milena Viana, a meta do município é vacinar 90% do idosos, assim como os demais grupos prioritários.

“O município tem uma meta de alcançar mais de 90% dos idosos, a partir de 60 anos. Então, para as pessoas acima desta faixa etária a gente orienta a procurar a sua unidade de saúde da família ou o próprio espaço do PAI. Esta é mais uma parceria que fazemos com o Programa para disponibilizar a vacina de uma forma mais acessível aos idosos”, destacou.

O trabalho em conjunto das secretarias garante mais acessibilidade à vacinação. A equipe de imunização também monitora gestantes, puérperas e crianças do município, por meio da identificação de faltosos, em contato com as unidades de saúde. Também acontecem campanhas municipais nas escolas e creches com foco na conscientização de pais e profissionais da educação. Ação no PAI também é resultado desta parceria.

“Todos os idosos estão convidados para tomar a vacina no espaço do PAI, que é um espaço acolhedor, com lugar para sentar e ainda tem direito a um lanchinho. Acontece hoje durante o dia e amanhã. Então que todos possam vir e se proteger contra a influenza”, comentou a Coordenadora do Programa de Atenção ao Idoso, Maria Madalena Moreira.

A campanha de vacinação contra a influenza segue até o dia 31 de maio. A aplicação para os grupos prioritários acontece nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h. O Dia D acontece em 6 de maio.

Os grupos prioritários definidos para a campanha de vacinação são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes; Puérperas (45 dias pós-parto); Idosos; Trabalhadores da saúde; Professores.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.

Em 2022, Quissamã ultrapassou as metas de cobertura vacinal do calendário básico de vacinação infantil, determinadas pelo Ministério de Saúde, resultado que coloca a vacinação no município acima dos números nacionais no último ano. A maioria das médias percentuais esteve acima de 95%.