• Secretaria de Educação

Incentivo da neta e sonho de ser arquiteto: matriculado na EJA, quissamaense se torna estudante pela primeira vez após 50 anos

Aos 55 anos, completos nesta quinta-feira (6), o pedreiro Márcio Freitas se sentou pela primeira vez em uma carteira escolar somente em 2022. O estudante é retrato das pessoas que não tiveram oportunidade durante a juventude e aproveitaram a fase adulta para estudar.

Motivado pela neta e com o sonho de ser arquiteto, Márcio está matriculado no Ciep Municipalizado 465 Dr. Amilcar Pereira Da Silva, na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, promovido pela Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Educação. Ele ressalta a importância de sua família durante esse processo e conta que já tem até planos para alcançar um diploma de ensino superior.

“Minha grande motivação é minha neta Mariana, que me pedia ajuda em exercícios da escola, mas eu não sabia escrever, só sabia ler. Então ela me incentivou muito. Tive um apoio muito importante também da família. É cansativo a gente trabalhar durante o dia e vir estudar à noite, mas quando se tem o apoio, o avanço é grande. Mas minha neta é o motivo que eu quero ir até o final e me formar arquiteto”, disse.

O simples ato de ler o próprio nome agora causa uma sensação de autonomia, como uma criança lendo a primeira frase. Hoje no equivalente à quarta série, mostra o orgulho do caminho já trilhado.

“Pela primeira vez eu venho a estudar, me fazia muita falta. Estou na quarta série, muito feliz e muito empolgado. Hoje eu digo aos colegas que estão fora que venham, que a EJA está em primeiro lugar, educação excelente, estou me saindo muito bem. Um grande apoio que a Prefeitura vem nos dando, um incentivo que determina o nosso futuro”, disse.

Em toda rede municipal, Quissamã conta com cerca de 4,5 mil alunos matriculados. “Na rede municipal de Quissamã, ofertamos da creche até o 9º ano, mas também perpassamos pela EJA. Os jovens que não tiveram oportunidade de estudar na idade certa, são matriculados no Ciep e tem todo tipo de serviço necessário, tanto cognitivo, quando uma estrutura de merenda e material didático”, destacou a Secretária de Educação, Helena Lima.

Categoria de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade adequada, a Educação de Jovens e Adultos em Quissamã é oferecido até a fase IX, com alunos dos 15 aos 70 anos.

O Ciep é a única escola do município que oferece a modalidade. É um grande prazer poder ofertar esse tipo de ensino a esses alunos tão dedicados e de várias idades. Somente na faixa etária idosa temos cerca de 45 alunos.