Inauguração da iluminação natalina de Quissamã tem cortejo e queima de fogos

As árvores estão ornamentadas, as luzes estão acesas e o Papai Noel chegou. Está aberta a temporada do Natal, em Quissamã. Nesta sexta-feira (10), um cortejo natalino – com a participação de cerca de 350 alunos de escolas municipais, particulares, de cursos do Centro Cultural Sobradinho e de usuários de programas sociais do Município, abriu o “Natal Luz, Viver Quissamã”. A prefeita Fátima Pacheco e o vice-prefeito Marcelo Batista inauguraram as luzes da Praça Brigadeiro José Caetano, da Avenida Barão de Vila Franca e no jardim da Prefeitura, no Centro, que contou com queima de fogos. A programação foi encerrada com show de Matheus e Elias, professores do Centro Cultural Sobradinho, no Coreto da Praça. O evento foi prestigiado por moradores, vereadores, secretários e subsecretários.
Este ano a iluminação de Natal, em Quissamã, conta com mais de 1 milhão de microlâmpadas e centenas de ornamentos, montados em vários pontos da Cidade. Desde o Pórtico de Entrada, até o Sítio Quissamã, em praças de bairros e em Barra do Furado, a iluminação poderá ser vista. No Centro, Papai Noel receberá os visitantes diariamente na Casa montada na Praça Brigadeiro José Caetano. Em razão das chuvas que caíram por duas semanas, houve atraso na montagem de lâmpadas e ornamentos, porém estima-se que até o meio da semana, todos os pontos estarão iluminados.
– Uma alegria enorme comemorar o Natal, pedir mais benção a Jesus e concluindo mais um ano de trabalho. Um ano de trabalho no meio de uma pandemia com Educação de referência; Saúde de qualidade; R$ 30 milhões em obras; programas sociais para crianças, jovens e idosos, uma cidade com nome limpo e de pé. Assim vamos entrar 2022, com mais boas notícias e projetos em prol da população. Essa cidade dá certo porque a gente caminha em harmonia com o parlamento, mas também porque tem uma população que trabalha, e nos ajuda. Quissamã é cidade de gente feliz, que merece o melhor e cada vez mais vai andar pra frente, enfatizou a prefeita.
O cortejo natalino saiu da rotatória do Sítio Quissamã e seguiu até a praça principal. A Escola Municipal Professora Nelita Barcellos dos Santos abriu o desfile com a Banda de Fanfarra. No total, 12 escolas participaram do cortejo, representando os símbolos natalinos: árvore, bola, presente, botas, Papai Noel, renas, duendes, boneco de neve, guirlanda, sino, estrela e vela. Dentre elas, a Escola Municipal Carlos Roberto Cruz Filippino, do bairro Santa Catarina. A escola representou a guirlanda e confeccionou oito unidades de vários tipos.
– Parabenizo a todos que contribuíram direta ou indiretamente. Que as luzes iluminem todas as famílias, tragam o amor e que possamos nos permitir o amor ao próximo, disse o vice-prefeito, Marcelo Batista.
As mensagens de esperança foram apresentadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com os programas sociais – Primeiros Passos, Agente Mirim, Jovens em Ação, Juventude Ativa e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Idosos. Os alunos do curso de teatro do Centro Cultural Sobradinho encenaram o Presépio Vivo. E os da Zumba mostraram a dança do Natal. A Banda do Ciep 465 fechou o cortejo, trazendo o Papai Noel.
A quissamaense Fernanda Ferreira assistiu ao cortejo e a inauguração da iluminação.
– Está tudo muito lindo, mais bonito do que eu esperava. Momentos como esse enchem nosso coração de alegria, de esperança de dias melhores. Vou vir todos os dias na praça, quero tirar muitas fotos, disse a moradora.
Na Praça Brigadeiro José Caetano, moradores e turistas poderão conferir a Casa do Papai Noel, bolas e caixas de presentes gigantes, árvore de Natal, cascata de luzes nas árvores e trenó, além de outros ornamentos. A Igreja de Nossa Senhora do Desterro também recebeu ornamentação especial para o período. Além das microlâmpadas e ornamentos, o “Natal Luz, Viver Quissamã” conta com refletores que destacam pontos de interesse, prédios e árvores.
– Este foi um grande um desafio. Projetamos esse Natal com muito amor e respeito pela nossa população porque entendemos que colocar Quissamã no roteiro do turismo natalino é uma das prioridades do governo Fátima Pacheco. Que todos aproveitem esse momento e toda programação que ainda temos pela frente durante todo o mês de dezembro, frisou a secretária de Cultura e Lazer, Kitiely Freitas.
A vice-presidente da Câmara Municipal, Simone Flores, destacou a harmonia: “fiquei muito emocionada no desfile quando ganhei uma placa de harmonia. É isso que o espírito de Natal tem que trazer ao coração de todos nós. A possibilidade de Câmara e Prefeitura caminharem juntas em prol da população sempre construindo uma Quissamã mais próspera, mais desenvolvida para todos. Que essas luzes possam acender o amor. O Natal é o Cristo, a presença de Deus em nossas vidas”, disse.
A programação prossegue neste final de semana com Cantata de Natalina, no Centro Cultural Sobradinho, sábado (11), às 19h; e no domingo (12), no mesmo horário, apresentação da Orquestra de Gaitas Brazilian Piper.
Estiveram presentes os vereadores Ailson Belarmindo, Cássio Reis, Fábio Castro, Rildo Barcelos, Janderson Barreto, Maurício Buguinho e Mazinho Batista.